Vacinação contra gripe continua em municípios abaixo da meta

Encerrada no último final de semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com base em recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) orienta os municípios que não atingirem a meta de imunização de 80% dos grupos prioritários a continuar a vacinar com reforço das ações e adoção de estratégias para garantir a cobertura mínima. Até o fim da tarde de sexta-feira (10/05), o Ceará estava com cobertura de 71,9%, com 988.612 doses aplicadas.

Os grupos prioritários da campanha de vacinação de 2013 são formados pela população de gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

Até o final da tarde sexta-feira, 107 municípios do Ceará haviam cumprido a meta de imunização. Para aqueles que não atingiram a cobertura vacinal mínima, a Sesa recomenda, entre outras medidas de iniciativa das secretarias municipais de saúde, identificar a população prioritária e realizar vacinação domiciliar, utilizar os agentes de saúde na busca de pessoas não vacinadas casa a casa, distribuir equipes de vacinadores em eventos e locais públicos de grande circulação de pessoas, visitar instituições de idosos, utilizar postos volantes de vacinação, abrir postos de vacinação em horário noturno e aos sábados e fazer chamada aos grupos prioritários na mídia local. Às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram, a Sesa orienta buscar informações nas secretarias municipais de saúde e procurar postos de saúde. O Ceará recebeu 1.716.940 doses da vacina para imunizar a população contra a gripe.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina demora até 15 dias para produzir anticorpos protetores contra a influenza.

Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Fonte: Sesa