EUA não participarão na conferência da ONU sobre desarmamento

Os Estados Unidos anunciaram que não participarão na próxima Conferência de Desarmamento das Nações Unidas, prevista para este mês, porque o Irã assumirá a presidência rotativa do foro. A informação foi dada pelo porta-voz da representação dos EUA na ONU, Erin Pelton, através de um comunicado emitido nesta terça-feira (14).

Pelton, além de assegurar que os EUA não enviarão o seu embaixador a esta conferência, disse também que do ponto de vista norte-americano, o Irã deve ser “excluído de qualquer posição formal ou cerimonial em organismos da ONU”.

A República Islâmica do Irã exigiu em reiteradas ocasiões a erradicação total de armas de destruição massiva no mundo, enquanto os EUA alegam terem direito a manter o seu arsenal.

O anúncio dos Estados Unidos deu-se em momentos em que o país persa assumirá, no próximo 27 de maio, a presidência rotativa da Conferência, até o próximo 23 de junho.

Com essa medida, o país estadunidense mostra que está decidido a manter a sua política de contra o programa nuclear iraniano, que alega ser focado na produção de armamentos nucleares para atacar países da região, “aliados” dos EUA, como Israel.

Os Estados Unidos e o regime israelense acusam o Irã reiteradamente, inclusive através de discursos belicistas que preveem uma intervenção militar ou ataques aéreos contra as instalações nucleares iranianas.

O Irã rejeita as acusações por completo, mostrando-se aberto ao diálogo com as nações que dizem sentirem-se inseguras com o seu programa nuclear.

O país persa é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), que além de proibir a proliferação de armamentos nucleares aborda também o direito a programas nucleares de fim pacífico, seja como fonte de energia ou para pesquisas médicas, por exemplo. Os EUA e Israel não são signatários do TNP.

Com agências,
da redação do Vermelho