Premiê eleito no Paquistão critica ataques de drones dos EUA

O ex-primeiro-ministro do Paquistão Nawaz Sharif (que está a ponto de assumir este cargo pela terceira vez depois das eleições legislativas de 11 de maio) criticou Washington nesta segunda-feira (13) por seus ataques com aviões não tripulados (drones) contra o território paquistanês e exigiu o fim dessas incursões, em que muitos civis perderam a vida.

Ataques de drones dos EUA - PressTV

O político paquistanês afirmou, numa coletiva de imprensa, que os ataques com drones constituem um “desafio à soberania nacional” do Paquistão.

“Os drones, de fato, estão desafiado nossa soberania. Obviamente tomamos esse assunto muito a sério. Creio que este é um tema muito sério, e a nossa preocupação deve ser entendida adequadamente”, sublinhou.

Depois de ganhar cerca de 25% dos votos, o líder do partido político Liga Muçulmana (PML-N, pelas siglas em inglês) Sharif declarou-se vencedor das eleições legislativas históricas, depois de uma marcada violência pré-eleitoral.

As regiões rurais do Paquistão, principalmente na fronteira com o Afeganistão, são frequentemente alvo de ataques aéreos de drones estadunidenses.

O governo de Washington alega que seus ataques têm como alvo unicamente homens armados que cruzam a fronteira com o Afeganistão, mas de acordo com fontes locais, os civis formam a maior parte das vítimas de tais ofensivas.

As relações entre Islamabad e Washington foram se tornando menos estreitas pelos ataques estadunidenses, em que os civis paquistaneses, incluindo mulheres e crianças, têm perdido a vida.

Só desde que Barack Obama assumiu a presidência dos EUA em 2009 registraram-se mais de 300 ataques aéreos realizados pelas Forças Aéreas estadunidense em territórios paquistaneses, que mataram mais de 3.400 pessoas.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho