Presidentes Morsi e Abbas examinarão reconciliação intrapalestina

O presidente egípcio, Mohamed Morsi, examinará na quarta-feira com seu homólogo palestino, Mahmoud Abbas, o curso das negociações para a reconciliação das entidades Al-Fatah e Hamas, disseram fontes oficiais nesta terça-feira (14) em Ramala.

As conversas abordarão a formação de um governo de personalidades sem filiação política, cuja missão será administrar os assuntos cotidianos e organizar as eleições legislativas e presidenciais, segundo o jornal Al-Ahram, que cita declarações de Azzam Al–Ahmed, membro da delegação da Al-Fatah.

Existe um projeto de acordo que envolve o Egito e que contempla as eleições, questões de segurança e a reorganização da Organização para a Libertação da Palestina, conforme a fonte.

Em novembro passado as direções da Al-Fatah, maioritária na Autoridade Nacional Palestina, com sede na Cisjordânia, e do Hamas, que desde 2007 governa a faixa de Gaza, decidiram retomar as negociações para superar as diferenças as separam desde aquele ano.

O acordo foi adotado no calor dos ataques aéreos massivos, de mar e de terra do exército israelense contra a faixa, durante os quais morreram mais de 180 pessoas, a metade mulheres e crianças, e que resultaram em mais de 2 mil feridos.

Fonte: Prensa Latina