SSA: Evento sobre diversidade reúne pessoas da América do Sul

Como parte da programação Maio da diversidade em Salvador, teve início nesta quarta-feira (15/5), o Seminário Enlaçando Sexualidades, realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e organizações parceiras, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). O evento conta com representantes do Brasil, México, Colômbia e Argentina.

A iniciativa reúne estudantes, ativistas, pesquisadores e especialistas das temáticas de gênero e raça, direitos humanos, sexualidades, diversidade sexual e garantia de direitos das mulheres, entre outras áreas. Durante a abertura do evento, a secretária da SPM-BA, Lúcia Barbosa, desejou que as discussões contribuam para a aproximação entre debates acadêmicos e movimentos sociais.

De acordo com Lúcia, uma das preocupações da secretaria tem sido o enfrentamento à violência sexista, alvo de campanhas e intervenções no sentido de garantir os princípios da autonomia, da vida livre e da equidade de gênero como um todo.

A representante do comitê científico do evento, Mary Garcia Castro, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), afirmou que o importante no momento atual é “priorizar o reconhecimento de direitos e a distribuição de oportunidades”, tendo o Estado como fonte de efetivação desta igualdade.

Até a próxima sexta-feira (17), último dia do seminário, acontecem conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, entre outras iniciativas. O objetivo final é ampliar o conhecimento e trocar experiências sobre as culturas das sexualidades, acúmulos que sejam capazes de estimular iniciativas de promoção da dignidade humana e reflexão na sociedade.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências