João Ananias defende a criação de novos municípios

O deputado federal João Ananias (PCdoB) disse que a votação da urgência do PLC 416, que trata das emancipações de distritos, foi um marco nas atividades da Câmara. Como municipalista e ex-prefeito, ele ressaltou que a emancipação representa a perspectiva de desenvolvimento. ”Discordo daqueles que se opõem as emancipações, usando o argumento da geração de despesas com a criação de novos municípios”, ressaltou.

João Ananias observou que a simples votação da urgência já desencadeou uma sadia onda de entusiasmo nas lideranças e no povo dos distritos. Ele acrescentou que com a emancipação vem serviços como escolas de ensino médio, assistência à saúde, assistência judiciária, urbanização. “É muito cômodo para quem está numa condição mais confortável, vivendo nas sedes dos municípios, defender a restrição permanente aos seus conterrâneos, relegando-os ao atraso definitivo”.

Discurso na íntegra

A votação da urgência do PLC 416, que trata das emancipações de distritos, ocorrida no dia 7 de Maio, foi um marco nas atividades da Câmara Federal. Podemos dizer sem resvalar para o exagero que a decisão tomada pelo Presidente Henrique Eduardo Alves vai ao encontro de interesses do nosso povo, represados há quase 15 anos. Digo isso, Sr Presidente porque como municipalista, ex Prefeito, acompanhei a luta de habitantes de distritos no meu Estado, o Ceará, pela emancipação. Que representa antes de tudo a única perspectiva de desenvolvimento para quem fica relegado ao 2º plano, pois os recursos dos municípios são pequenos para suas demandas e acabam concentrados nas sedes municipais.

Discordo veementemente daqueles que se opõem as emancipações, usando o argumento da geração de despesas com a criação de novos municípios. Eles teriam que ter novas Câmaras Municipais, Prefeituras, além de outros equipamentos e serviços. Na minha ótica, representam investimentos a criação dos poderes executivo e legislativo, pois é a partir deles que permitirão a prestação dos serviços essenciais aos novos munícipes, como saúde, educação dentre muitos outros.

Aqueles que discordam das emancipações como poderiam justificar a ausência de ensino médio, de assistência à saúde, a dificuldade de acesso à assistência judiciária, o descaso com a urbanização, quase uma regra na vida dos distritos? É muito cômodo para quem está numa condição mais confortável, vivendo nas sedes dos municípios, defender a restrição permanente aos seus conterrâneos, relegando-os ao atraso definitivo.

Defendi como deputado estadual e votei a favor da emancipação de todos os distritos que aquela época reivindicaram, com justiça, suas independências políticas. Os plebiscitos não se realizaram, pois ficaram travados dependendo da aprovação do PLP 416. Disse ao encaminhar a votação representando o meu partido, o PC do B, que a simples votação da urgência já desencadeou uma sadia onda de entusiasmo nas lideranças e no reprimido povo dos distritos, que começaram a enxergar que se aproxima a alvorada representada pela quebra das amarras com a votação do PLP N°416. Comemoremos todos, aqueles que esperaram tanto tempo, sem perder a esperança, tão pouco deixaram de lutar. Valeu a pena. Venceram os que acreditaram. Particularmente, manifesto meus efusivos votos de sucesso aos 30 distritos do meu Estado, o Ceará.

Viva os futuros novos municípios brasileiros.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)