Rio oferece proteção às testemunhas do caso envolvendo pastor

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) informou nesta quinta-feira 16) que irá localizar as testemunhas do caso envolvendo o pastor Marcos Pereira e oferecer a elas a entrada em programa de proteção a testemunhas.

Segundo o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, as delegacias de polícia são portas de entrada para os programas de proteção do estado e, no caso específico do pastor, as testemunhas serão procuradas para ingressar no programa.

"Muitas das vezes as testemunhas ficam receosas de fazerem as denúncias por não saber se existe algum tipo de proteção. Nós já orientamos e a nossa subsecretária de Direitos Humanos vai procurar o delegado do caso para oferecer o programa de proteção e essas pessoas serão procuradas e terão a oportunidade de participar do programa, que faz com que elas tenham a garantia de segurança do Estado para fazer as denúncias com a tranquilidade devida", informou Zaqueu Teixeira.

Teixeira disse que faz parte da subsecretaria fazer a proteção. “Nós vamos ofertar ao delegado, para que ele possa ter a sua disposição os melhores instrumentos para avançar na apuração que está fazendo”, contou o secretário.

A Campanha Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se denunciar esse tipo de crime. Nesta quinta-feira (16), a ação é realizada na Central do Brasil, no Centro do Rio. Folhetos informativos serão distribuídos.

Segundo o secretario, é importante o início da campanha na Central do Brasil, pois milhares de pessoas passam pelo local diariamente. “É importantíssimo, porque aqui muitas pessoas passam e nós estamos lançando a campanha em 92 municípios. Toda a rede de assistência social e direitos humanos, junto com os conselhos tutelares, está mobilizada para esta campanha. Nós queremos fazer com que as pessoas possam perceber que 80% dos crimes que acontecem com as nossas crianças e os nossos adolescentes eles acontecem dentro de casa. Por isso, é importante que os vizinhos e as pessoas fiquem atentos para esta campanha. O passo é simples: pegue o telefone e disque 100”, ressaltou Teixeira.

As denúncias são encaminhadas para o Conselho Tutelar para que todas as medidas cabíveis para proteger as crianças e os adolescentes sejam tomadas. Segundo informações do portal G1.
Conscientizar a população e incentivar as denúncias são fundamentais para combater a violência. “Os macaquinhos foram escolhidos como os símbolos da campanha por ser um símbolo lúdico que permite as pessoas perceberem a importância do que é esta campanha e nós precisamos fazer isso, conscientizar, conscientizar de que cada um pode fazer o seu papel e ajudar a proteger as crianças e adolescentes”, alertou o secretário.

Fonte: Correio do Brasil