Chanceler russo e Ban Ki-Moon discutem conferência sobre Síria

O chanceler russo Sergei Lavrov e o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon ressaltaram a necessidade de se solucionar a crise na Síria através do diálogo, dando fundamento ao Compromisso de Genebra (acordado em junho de 2012 e retomado pela Rússia e pelos EUA). Em uma coletiva de imprensa conjunta realizada nesta sexta-feira (17), com Ban, Lavrov disse que a Declaração de Genebra é a base para a ação da comunidade internacional, e que o seu país está comprometido com a união e a soberania da Síria.

Lavrov e Ban Ki-Moon - Sana

“Nós discutimos as questões relacionadas com a preparação da conferência [internacional, entre todas as partes no conflito e atores regionais e internacionais], acordada com o secretário de Estado dos EUA John Kerry, durante a sua recente visita a Moscou”, disse Lavrov, lembrando ainda preferir “que a conferência seja realizada sob os auspícios da ONU”.

O chanceler disse que “devemos saber que as partes sírias estão prontas para comparecer à conferência e todos os participantes no último comunicado de Genebra devem comparecer, assim como o Irã, a Arábia Saudita e os vizinhos da Síria”.

Ao responder a questão sobre a investigação do uso de armas químicas, Lavrov disse: “apoiamos o pedido do governo da Síria à ONU para começar as investigações, e estamos cooperando com o governo sírio neste sentido”, ressaltando que a Síria fez este pedido em 19 de março.

“É preciso investigar a questão e é necessário encontrar uma solução para este problema. Caso tenha havido realmente uso de armas químicas, isso é considerada uma questão perigosa”, ressaltou Lavrov.

Sobre o tema, Ban disse que para investigar, é preciso “fazer visitas aos locais e realizar investigações no terreno”, embora quando o tema tenha sido levantado, atores como os EUA intervieram desviando a atenção do pedido feito pela Síria para outras regiões do país, fazendo com que o governo sírio parecesse se recusar a permitir o acesso.

Em resposta à questão sobre as exportações de armas para a Síria, Lavrov levantou a indagação sobre a tentativa de alguns meios de comunicação de inflar o tema, e disse: “nós exportamos armas à Síria de acordo com os contratos, sem qualquer violação aos documentos e convenções internacionais, e exportamos essencialmente armas de defesa aérea”.

Lavrov descreveu as conversas com Ban Ki-moon de “frutíferas”, e disse que a Rússia “está interessada em desenvolver o papel da ONU e consolidar os esforços de todas as forças internacionais, incluindo as Nações Unidas, para alcançar a segurança e a estabilidade em diferentes regiões”.

O secretário-geral da ONU disse que é preciso “resolver a crise na Síria através do diálogo, e é fundamental que haja uma solução acordada”, ressaltando que é preciso “acabar com a violência pela qual os sírios estão sofrendo”.

Ban disse acreditar na possibilidade de organizar a conferência internacional sobre a Síria trazendo todas as partes para o diálogo, e pediu que o encontro seja realizado assim que possível.

“Não posso estabelecer um quadro temporal para a organização da conferência, mas estamos exortando esforços para organizá-la o mais breve possível”, afirmou.

Mais cedo, durante uma reunião entre Lavrov e Ban, o chanceler russo havia dito que “o número de problemas no mundo não diminui, e a única forma de resolvê-los é assegurar um papel fundamental para a ONU resolvê-los”.

Lavrov expressou esperança no encontro, que poderia dar uma chance à discussão dos assuntos internacionais mais importantes, incluindo o acordo sobre a realização da conferência internacional sobre a Síria no futuro próximo.

Com informações da agência Síria de notícias, Sana