Síria: ONU, Rússia e EUA divulgam data para definir conferência

O enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria Lakhdar Brahimi e o subsecretário-geral para Assuntos Políticos Jeffrey Feltman representarão a instituição mundial na “Conferência de Genebra 2”, que será planejada em detalhe em 5 de junho em em uma reunião entre a ONU, a Rússia e os EUA. As informações sobre a decisão de realizar a conferência, a partir da iniciativa conjunta da Rússia e dos EUA, foram emitidas nesta quinta-feira (30), através de um comunicado da ONU.

A conferência internacional entre as partes envolvidas, vizinhos da Síria e outros atores relevantes, como a Rússia, os EUA e o Irã, retoma a proposta do Compromisso de Genebra, um documento assinado em junho de 2012, que ressalta a importância do diálogo político para a solução do conflito interno.

Por enquanto, os nomes dos enviados estadunidenses e russos à reunião ainda são desconhecidos. “Podemos confirmar que em 5 de junho, os representantes dos Estados Unidos, Rússia e a ONU terão uma reunião tripartite em Genebra para preparar a Conferencia Internacional sobre a Síria”, informa o comunicado.

Enquanto o chanceler sírio Walid al-Mualem declarou, no domingo (26), que o seu país está disposto, “em principio”, a assistir à conferência, a autodenominada Coalizão Nacional das Forças da Revolução e da Oposição Síria (CNFROS) declarou, nesta quinta-feira (30), que não participará no evento destinado a redigir um projeto de solução política para a crise síria.

Os grupos opositores voltaram a pedir a destituição do presidente sírio, Bashar al-Assad, como condição prévia para participar no encontro internacional, uma posição pouco realista, de acordo com o ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, e certamente negativa para qualquer diálogo político.

No passado 7 de maio, a Rússia e os Estados Unidos concordaram, em Moscou (capital russa), em impulsionar a iniciativa para a celebração da Conferencia Internacional Genebra 2, sobre a Síria.

A mesma é considera um seguimento da primeira reunião internacional que celebrou o Grupo de Ação para a Síria, em 30 de junho de 2012, na cidade suíça com o objetivo de buscar uma solução política para o caso sírio.

Há mais de dois anos a Síria tem sido cenário de uma grave crise violenta com ataques perpetrados por grupos armados, muitos formados por mercenários estrangeiros, financiados e equipados desde o exterior, para derrubar o governo de Assad.

Com HispanTV