Países da Alba defendem ações de cooperação
A Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba –TCP) perfila nesta sexta-feira (17) nesta capital novas ações para impulsar a cooperação em matéria de saúde, educação, cultura e esporte.
Publicado 17/05/2013 17:28
Altos funcionários de Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, San Vicente e Granadinas e Venezuela participam no Hotel Nacional da 4ª Reunião do Conselho Ministerial da Área Social da Alba-TPC, fundada em 2004 para impulsar a unidade regional.
“Esta organização não se baseia nas leis cegas do mercado, nem nos desejos de dominação dos mais fortes sobre os mais fracos, mas na solidariedade, a complementariedade, justiça e cooperação”, afirmou.
Saborido lembrou além disso das conquistas da Alba em matéria de alfabetização, saúde, cultura e esporte, temas que centram a reunião.
“A partir das iniciativas do bloco, três milhões de pessoas podem ler e escrever, quase 2 milhões recuperaram a visão graças a “Operação Milagre” e realizaram-se estudos genéticos em vários países”, expos.
Segundo o vice-titular cubano, a organização também colocou em prática programas para o desenvolvimento cultural e esportivo, que beneficiaram milhares de pessoas.
Hugo Chávez
A 4ª Reunião do Conselho Ministerial da Área Social da Alba, fez uma homenagem para o recém falecido presidente da Venezuela Hugo Chávez, que foi um dos promotores da Aliança, junto ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
“Chávez defendeu um modelo que nos integre de verdade”, expressou Saborido na inauguração do fórum, que concluirá com uma declaração final.
Fonte: Prensa Latina