França negocia compra de drones dos EUA ou de Israel

A França negocia com os Estados Unidos e com Israel a compra urgente de drones (aviões não tripulados), segundo confirmou o ministro de Defesa, Jean-Yves Le Drian, em declarações neste domingo (19). "Atualmente há dois países que fabricam drones: Estados Unidos e Israel. Nós estamos em discussão com ambos para poder adquirí-los imediatamente", disse.

Drone dos EUA - Reuters

A França avalia comprar uma dúzia desses aparelhos, que segundo Le Drian serão utilizados para trabalhos de "observação, não de ataque" e constituirão uma "ferramenta indispensável" para as missões do Exército.

O Ministro acrescentou que esta é uma solução provisória, a espera de que os industriais europeus se preparem para construir drones de nova geração.

Interrogado sobre a decisão da França de se equipar com este tipo de artefatos, o filósofo Grégoire Chamayou alertou sobre os perigos jurídicos e políticos desta tecnologia.

De acordo com Chamayou o emprego de aviões não tripulados passa por cima do princípio de circunscrever o uso de armas de guerra às zonas de conflito armado.

"Ainda que o direito internacional proíba atacar diretamente aos não combatentes, quando o inimigo não leva uniforme resulta impossível distinguí-lo, desde uma tela, do resto da população, e o resultado disto é que as mortes de civis se acumulam", advertiu o filósofo.

O uso de drones tem sido recusado no mundo pelo elevado número de mortes inocentes causadas em países como Afeganistão e Paquistão.

Fonte: Prensa Latina