SSA: Everaldo Augusto debate com a comunidade do Alto de Ondina

As formas possíveis para a viabilização de um posto de saúde na comunidade do Alto de Ondina foram debatidas na audiência pública realizada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB), na quinta-feira (16/05). O encontro, que contou com representantes das secretarias de saúde municipal e estadual, abriu espaço para que a comunidade pudesse expor os problemas emergenciais, e promoveu o estreitamento do contato das lideranças locais com os órgãos responsáveis.

Para o vereador, o poder público deve garantir as mesmas condições de moradia para todos os bairros, independente da localidade. “O Alto de Ondina já tem uma história de luta muito importante pelo espaço, mas não é suficiente. Ainda faltam condições dignas de moradia, saúde, segurança, educação e infraestrutura”, destacou o comunista ao abrir a Audiência.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, desde a implantação do programa Saúde da Família, o município vem se esforçando para atendimento da atenção básica de forma satisfatória, mas só existem 61 unidades. “Até 30 de abril, estava aberta a possibilidade de a prefeitura inscrever comunidades para novas unidades de saúde. Esse prazo acabou. Existem outros recursos que podem ser acionados e isso é o que vamos tentar ajustar agora”, explicou Joildes, técnica da diretoria de atenção à saúde básica do município.

Vânia Galvão, que esteve representando o secretário estadual de saúde, Jorge Solla, deu uma aula sobre os investimentos que o governo Wagner tem feito na saúde do estado, com destaque pra salvador. “Salvador tem a menos cobertura de Saúde da Família do País. E isso é papel da prefeitura. João Henrique não aplicou nem os 15% obrigatórios para a saúde. Já o governo do estado, de 2007 até 2012 investiu, só em Salvador, mais de 2 bilhões (34%). O município não tem cumprido seu papel e não tem sequer hospital municipal.

O estado viabilizou as UPAs, construiu o Hospital do Subúrbio com PPP, e já está iniciando as obras do HGE2”, destacou Vânia. A ex-vereadora sugeriu que fosse formulado o pleito para o governo, ou uma indicação, através da Câmara, solicitando que o secretário Solla ajude na viabilização, através de outros recursos, da unidade de saúde para a comunidade. Mas é importante deixar claro que são alternativas que podem ser tentadas, pontuou.

Everaldo finalizou a audiência se comprometendo a reforçar os requerimentos solicitando melhorias, e fazer os ofícios solicitando audiência com secretário de saúde do estado e do município, junto com a assinatura da senadora Lídice. Além disso o vereador prometeu fazer tentativas junto aos deputados federais do partido e para o senador Pinheiro, que cuida da parte de orçamentos, para que juntos possam tentar uma emenda da bancada do PCdoB em busca de algum recurso no orçamento da união possível de ser ajustado para viabilizar a construção do posto. “É claro que isso não é uma coisa imediata, é uma possível solução a médio prazo, mas vale a pena fazermos todas as tentativas”, explicou. Everaldo sugeriu ainda que seja realizado um dia de mobilização na comunidade, com a realização de uma feira de saúde, que pode ser realizada em conjunto com a prefeitura e o SESI. O comunista deixou como mensagem final o estímulo de que apenas com a mobilização se consegue mudanças.

De Salvador
Fonte : Ascom do vereador