Câmara Municipal de Salvador debate a Luta Antimanicomial

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) realiza, nesta quinta-feira (23/5), uma sessão especial para debater a reforma psiquiátrica e a atenção à saúde mental. Com o tema “Internação compulsória: uma negação da Reforma Psiquiátrica?”, a sessão acontece no plenário da CMS, a partir das 9h.

A atividade lembra a passagem do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no 18 de maio, e é uma iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), em parceria com organizações da sociedade civil.

“A política de saúde mental, o mal funcionamento, deficiência de estrutura e recursos humanos dos Centro de Atendimento Psicosocial (CAPS) precisa ser discutido com a sociedade. O usuário de saúde mental tem direito a uma assistência digna de saúde”, explica a vereadora Aladilce.

Na mesa de debates, estarão o diretor do Hospital Juliano Moreira, André Furtado, o coordenador-geral do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Tarcísio Andrade e o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro do Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios (NESM), Marcus Vinícius de Oliveira.

Além deles, são esperados, também, a integrante da Associação Metamorfose Ambulante (AMEA), Elisleide Bonfim, e representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, da Defensoria Pública e do Ministério Público.

Da Redação
*Com Ascom/ Vereadora Aladilce