Caracas sediará em 23 e 24 de julho reunião de ministros da Celac
O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, informou nesta terça-feira que em 23 e 24 de julho deste ano será realizada em Caracas a reunião de Ministros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na área de Desenvolvimento Social e Erradicação da Fome e da Pobreza, em cumprimento com os planos de ação do organismo de unidade regional.
Publicado 21/05/2013 19:56

O chanceler revelou nesta terça que teve um encontro com embaixadores e representantes diplomáticos dos 33 países da região, sediados na Venezuela, "para formalizar o convite para a reunião de ministros da Celac, que tem como tema fundamental a luta contra a fome e a pobreza".
Em declarações à imprensa, o ministro lembrou que no plano de trabalho da cúpula presidencial de Santiago, no Chile, em janeiro passado, foi aprovada a realização pela Venezuela desta reunião ministerial para "preparar uma agenda e um plano de trabalho para erradicar, na próxima década e em definitivo, a fome e a pobreza de nossa Améria Latina e Caribe, para ser aprovado pelos mandatários na cúpula que será realizada na cidade de Havana, no primeiro trimestre de 2014".
Em 2 e 3 de dezembro de 2011, Caracas sediou a primeira cúpula da Celac, fundada em 23 de fevereiro de 2010, na Praia de Carmen, Quintana Roo, no México, após proposta feito durante a 11ª Cúpula do Rio de Janeiro, da qual herdou seus objetivos e da 3ª Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc), que legou à Celac os princípios de integração e desenvolvimento regionais.
"Convocamos formalmente para os dias 22 e 23 de julho a todos os ministros competentes nestes temas de desenvolvimento social (…) a construir uma agenda de compromisso de todos os governos de nosso continente para definitivamente fazer da América Latina e do Caribe uma região livre de fome e miséria", agregou Jaua.
Por outro lado, o chanceler assinalou que na reunião com os embaixadores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), entregou a convocatória para a conferência sobre Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Região, que o organismo realizará em Caracas nos dias 27, 28 e 29 de maio, com a presença de chanceleres, ministros e especialistas no tema.
Jaua também agradeceu aos diplomatas pelo "imenso apoio ao esforço pela estabilidade, pelo respeito às instituições do Estado venezuelano, que nos deram todos os governos da América Latina e do Caribe sem nenhum tipo de exceção".
Fonte: AVN