Esportista americano reconhece Cuba como destino importante

O presidente da Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA), o estadunidense Rob Kramer, reconheceu nesta terça-feira (21) Cuba como "muito importante" para sua organização devido à história e condições naturais.

Kramer participa da 63ª edição do Torneio Internacional de Pesca da Agulha Ernest Hemingway, que se realiza até 25 de maio na instalação marítima com o nome do novelista, na zona oeste de Havana.

O diretor explicou que a IGFA é integrada por 125 países, inclusive Cuba, nação bastante relevante pela tradição gerada desde épocas quando o autor de "Adeus às armas" pescava em águas cubanas.

Kramer assinalou que os cubanos são zelosos quanto a preservação do ambiente e suas tradições piscatórias são reconhecidas em todo o mundo, com destaque para os itinerários traçados por Hemingway, que inclusive propiciaram a criação do torneio em 1950.

Kramer entregou nesta segunda-feira (20), na abertura da competição, um certificado a vários capitães de botes de pesca cubanos, por sua experiência e proteção ao meio ambiente e as espécies marinhas.

Entre os premiados, está o Comodoro José Miguel Díaz Escrich, um dos principais animadores destes eventos e da náutica esportiva em Cuba, presidente do Clube Hemingway e delegado da IGFA em Havana.

Participam do torneio 45 pescadores da Itália, França, Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, África do Sul e do país anfitrião, e ainda é esperada a chegada de seis botes já inscritos no certame.

Esta competição foi convocada pelo Clube Náutico Internacional Hemingway e o Ministério do Turismo (Mintur), disse o presidente do Grupo Empresarial de Náutica e Marinha Marlin S.A., Francisco Sánchez, que garantiu a continuidade da competição e seu desenvolvimento.

Fonte: Prensa Latina