Vereadores homenageiam ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial

Homenagens e reconhecimento pela luta pela liberdade contra o nazifascismo. Esse foi o foco do pronunciamento do vereador Evaldo Lima (PCdoB) na sessão solene em homenagem aos soldados brasileiros que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), realizada na última segunda-feira (20/05), na Câmara Municipal de Fortaleza. O requerimento para realização do evento foi protocolado em autoria conjunta ao vereador Deodato Ramalho (PT).

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da 10ª Região Militar, o vereador do PCdoB registrou a importância histórica das batalhas de Montese e Monte Castelo e a atuação dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial. “Ninguém merece tantas homenagens quanto aqueles que arriscaram suas vidas pela libertação dos povos italianos na Segunda Grande Guerra”, disse Evaldo. Durante o pronunciamento, o vereador citou nominalmente todos os ex-combatentes presentes e os que estavam representados por suas esposas.

Combate, lutas e sobrevivência

Segundo Evaldo, “o primeiro grupo de militares brasileiros chegou à Europa em julho de 1944, para participar, juntamente com os norte-americanos na libertação da Itália. Enviamos aproximadamente 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB)”.

Nos combates, duas regiões estratégicas conquistadas pela FEB foram destaque no pronunciamento de Evaldo: Montese e Monte Castelo. “As conquistas em solo italiano não foram fáceis por vários motivos, entre eles o clima frio dos montes Apeninos, que atravessam a Itália, e o relevo montanhoso dos campos de batalha. Só em Monte Castelo, tivemos 400 baixas entre os brasileiros”, lembra.

Em reconhecimento a essa participação heroica, Fortaleza homenageia seus soldados em alguns bairros, como o Montese. “A importância da FEB não foi apenas nominal, mas sim de efetiva participação, motivo pelo qual a esta homenagem a estes senhores e a todos os familiares de combatentes brasileiros ainda é pouco”, ratificou.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)