Gina Reque Terán: Primeira mulher capitã-general da Bolívia

Pela primeira vez na história da Bolívia, uma mulher conseguiu ascender ao posto de general, título entregue nesta terça-feira (21) pelo presidente Evo Morales a Gina Reque Terán, que recebeu o sabre em um evento que também conferiu cargos mais altos a outros oficiais do Exército, da Força Aérea e da Armada.

Primeira mulher general da Bolívia - Forças Armadas da Bolívia

Gina tornou-se a capitã-general (ou seja, a chefe de todos os capitães) das Forças Armadas, por mandato da Constituição, enquanto outras duas mulheres, Lily Cortéz e Cristina Cerrudo foram reconhecidas com o grau de generais da Polícia.

“Hoje em dia uma mulher ascende a general no Exército (…), mulheres generais, talvez seja novidade dentro das nossas instituições, mas se recordarmos do passado, mulheres já comandavam as grandes mobilizações pela pátria”, reconheceu o mandatário boliviano durante a cerimônia.

Com estas declarações, o chefe de Estado da Bolívia referiu-se à líder indígena Bartolina Sisa, que lutou em 1781 ombro a ombro, com seu companheiro Tupac Katari, contra a coroa espanhola, junto à heroína Juana Azurduy. Os combatentes saíram vitoriosos e conseguiram a fundação nacional da Bolívia, em 1825.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho