Aprovado adicional de seguro-desemprego para demitidos da Azaléia

Trabalhadores demitidos Vulcabras/Azaléia, no interior da Bahia, vão receber duas parcelas adicionais do seguro-desemprego. A decisão foi aprovada na última quarta-feira (22/5), em reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), realizada em Brasília. A aprovação beneficiará diretamente 7.379 trabalhadores das unidades de Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itororó, Macarani e Itapetinga, no Sudoeste do estado, e o valor médio da parcela será de R$813,00.

Presente na reunião do Codefat, o secretário do Trabalho da Bahia, Nilton Vasconcelos, disse que os conselheiros mostraram-se sensibilizados com a situação dos trabalhadores demitidos do pólo calçadista do sudoeste baiano. De acordo com o secretário, 80% da população ativa da região dependia do emprego da indústria de calçados, com cerca de 20 mil pessoas empregadas. As duas parcelas adicionais do seguro-desemprego deverão injetar cerca de R$ 6 milhões na economia local.

Após o fechamento das 11 unidades do parque industrial da Vulcabras/Azaléia, apenas 8 mil trabalhadores continuam em atividade. “O governo do Estado fez intervenções para minimizar os efeitos da crise, mas a situação ainda é preocupante”, declarou o secretário. As duas parcelas adicionais do seguro-desemprego para os trabalhadores demitidos, seguirá os critérios estabelecidos pela Resolução nº 592, de 11 de fevereiro de 2009.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro