Chapa liderada pela UJS-RJ vence eleição do DCE da UFF

Sexta-feira, 17 de maio, aconteceu o último dia das eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). A apuração aconteceu no sábado (18) e indicou vitória da Chapa 3, “Há quem Sambe Diferente”, liderada pela União da Juventude Socialista (UJS); acabando com uma década de gestão de um mesmo grupo político, que pouco dialogou com a realidade dos estudantes da universidade.

Comissão Eleitoral

O número de participantes do pleito foi muito bom, 10293 alunos foram às urnas definir o novo rumo do DCE da universidade. A eleição teve três chapas na disputa; a chapa 3, vitoriosa, obteve 4870 votos e assumiu a gestão do diretório por um ano.

A campanha da chapa 3 contou com forte adesão do corpo estudantil, preocupados com os rumos do DCE e em busca de um diretório mais ativo, que pense e aja pelo estudantes, os universitários colaram adesivos, vestiram a camisa, falaram com os colegas e foram às urnas transformar a direção do histórico e importante DCE da UFF; que conta com o maior prédio de diretório da América Latina, um espaço muito bom, que tem sido mal aproveitado nos últimos anos.

A chapa 3, que sofreu inúmeros ataques durante o processo eleitoral, inclusive com boatos sobre um possível fechamento do bar do DCE, além de outros ataques irresponsáveis e oportunistas; fez uma campanha propositiva, debatendo com os estudantes ideias para transformar para melhor a universidade. Propostas como a reabertura do teatro do DCE, que esteve abandonado durante os últimos anos; organização de uma feira de estágios; luta pelo direito à segunda chamada e abono de faltas em caso de problemas médicos; ampliação do percurso oferecido pelos ônibus da universidade (Barcas, Terminal e ônibus no interior), criação de uma comissão para acompanhamento das obras universitárias; criação de sedes do DCE nos pólos de expansão; entre outras.