PCdoB programa novo curso formação de Nível 1 na Serra Gaúcha

A iniciativa do PCdoB de Caxias do Sul, juntamente com a Fundação Maurício Grabois Serra Gaúcha e Secretaria Estadual de Formação, de investir na formação como plataforma estratégica de preparação para o 13º Congresso do partido repercutiu positivamente junto à militância.

davi - Divulgação

Depois da experiência de aplicar o Curso do Programa Socialista (CPS), seguido do Curso de Iniciação ao Marxismo (CIM), Nível 1, em dois finais de semana seguidos (dias 11, 18 e 19 de maio), o partido já começa a preparar nova turma de interessados em busca informação nessas áreas. A lista de espera para uma nova rodada do CIM já conta com 10 inscritos. A ideia é atingir um mínimo de 25 pessoas para programar nova data.

Na primeira rodada, participaram militantes comunistas de base e quadros sindicais e institucionais dos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi e São Marcos. Os alunos, em geral, elogiaram a iniciativa e a condução do curso, bem como os professores destacaram a atenção e comprometimento dos participantes desta primeira etapa.

O CIM agregou todas as informações básicas sobre a teoria marxista e a política do Partido e se divide em cinco módulos: filosofia, economia, estado e classes, socialismo e partido. São necessários dois dias para sua realização.

O curso de nível 1 teve a participação de 25 pessoas e mobilizou 5 professores para 5 temas: Filosofia (Roberto Carlos Dias), Estado e Classes Sociais (Daysi Lange), Economia (David Fialkow Sobrinho), Socialismo (Daniel Sebastiani) e Partido (Igor Pereira).

“Sempre é um desafio e um aprendizado, tanto para os alunos como para os professores, porque o debate mais difícil de fazer é no campo das ideias. E essa modalidade presencial do CIM nos permitiu fazer essa troca de ideias. Atingimos nossos objetivos, que era levar a formação sobre a política do PCdoB, que se ampara em um fundamento teórico, ou seja, no marxismo-leninismo. Daremos prosseguimento a essa estratégia de intensificar e massificar o CPS visando a uma maior participação no curso de nível 1”, reforça Roberto Carlos, coordenador-geral da Fundação Maurício Grabois Serra Gaúcha e coordenador dos cursos de formação regional.

Fonte: PCdoB-Caxias do Sul