Hospital Materno-Infantil amplia ocupação de leitos

A utilização de leitos no Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) cresceu 14% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com todo o ano de 2011 – um aumento de 2.993 internações -, de acordo com levantamento divulgado ontem pela unidade hospitalar.

"Em 2011 cada leito era ocupado 61 vezes, e agora conseguimos utilizá-lo 71 vezes anualmente", destacou a gestora e enfermeira do HMIB, Roselane Cristina Passos.

Ainda segundo Roselane, com o desenvolvimento da administração de leitos, diminuiram o tempo de permanência do paciente e o intervalo de substituição das camas hospitalares, o que contribuiu para aumentar a rotatividade dos equipamentos.

O monitoramento dos 330 leitos disponíveis no hospital é feito por duas servidoras, que utilizam um sistema informatizado, relatórios diários e visitas constantes aos setores da unidade, onde foram internados 6.863 pacientes nos primeiros quatro meses deste ano – a demanda é de 1.716 pessoas mensalmente.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin, a gestão melhorou os indicadores de atendimento no HMIB: "Isso fortalece a mudança cultural na assistência à saúde, focando na necessidade do paciente e o trabalho de equipe".