Lula Morais comemora devolução do mandato de Prestes pelo Senado

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE) comemorou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (23/05), a devolução do mandato do líder comunista Luiz Carlos Prestes e de seu suplente, Abel Chermont, pelo Senado Nacional. A restituição do mandato atendeu ao projeto do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), aprovado em abril pelo Plenário.

Para Lula Morais, a iniciativa foi um reparo histórico que fortalece a democracia brasileira. “Prestes foi um dos políticos de maior destaque não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ele foi respeitado e considerado um político de caráter que sempre defendeu seus ideais”.

O projeto declarou nula a resolução da Mesa do Senado de 9 de janeiro de 1948, que extinguiu o mandato do senador Luiz Carlos Prestes e de seu respectivo suplente, Abel Chermont. Eleito senador em 1945 pelo Partido Comunista com a maior votação proporcional da história política brasileira até aquela época, Prestes teve seu mandato declarado extinto pela Mesa do Senado após o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) ter cancelado o registro do Partido, em 1947.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu “desculpas pelas atrocidades cometidas pelo Estado contra um ilustre brasileiro escolhido livremente pelo eleitor”, ao devolver, simbolicamente, o mandato de senador do líder comunista Luiz Carlos Prestes. Na sessão especial, que aconteceu na última quarta-feira (22), no Senado, estiveram presentes o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, parentes do líder comunista Luiz Carlos Prestes e sua viúva Maria do Carmo Ribeiro Prestes, além de parlamentares.

O deputado Lula Morais informou ainda que vai entrar com um Projeto de Resolução na Assembleia Legislativa para reparar também o equívoco da cassação de mandatos comunistas no Ceará, ocorrido em 1948, como o do médico Dr. José Pontes Neto e do operário José Marinho de Vasconcelos.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE)