Operação feriadão na Rodoferroviária e Aeroporto
Em razão do feriado de Corpus Christi, a Socicam Terminais de Passageiros, empresa integrante do Consórcio Novo Terminal, que administra o Terminal Interestadual de Brasília, implantará operação especial no terminal rodoviário da capital federal.
Publicado 28/05/2013 09:37 | Editado 04/03/2020 16:39
Visando o conforto e a segurança dos usuários, a partir desta quarta-feira, dia 29, haverá aumento no quadro de funcionários das áreas de operação, limpeza, manutenção e segurança. Estima-se que 10,5 mil pessoas deixarão Brasília por meio do terminal interestadual entre quarta e quinta-feira, dia 30.
Até a segunda-feira, dia 3, 50,5 mil pessoas deverão passar pelo Terminal Interestadual de Brasília. Até o momento, os destinos mais procurados são: Barreiras, Caldas Novas, Goiânia, Rio de Janeiro e Salvador.
Para quem pretende deixar a cidade de ônibus, a Socicam recomenda: adquirir a passagem antecipadamente; chegar ao terminal uma hora antes do embarque; identificar as bagagens com nome e telefone para contato; não descuidar das crianças; trazer documentos de todos os passageiros (inclusive das crianças); e, se necessário, procurar um funcionário devidamente identificado, ou ainda, dirigir-se ao balcão de informações para o esclarecimento de eventuais dúvidas.
Crianças menores de doze anos (munidas de documento de identificação) podem viajar acompanhadas dos pais, responsáveis legais, irmãos com mais de 18 anos, avós ou tios de primeiro grau. Caso contrário, precisam de autorização escrita, assinada pelo pai, mãe ou responsável legal, com firma reconhecida.
Dicas importantes
Para garantir ainda mais tranquilidade nas viagens é importante que os passageiros atentem para as seguintes dicas:
• É essencial que os passageiros não esqueçam as etiquetas eletrônicas de acesso às áreas de embarque. Em caso de esquecimento ou perda, não é feita a liberação da catraca, o que poderá resultar no atraso ou até mesmo na perda do ônibus.
• Se o passageiro efetuou a compra das passagens em agências que ficam fora do terminal, é necessário retirar as passagens nas bilheterias do terminal antes do embarque.
• A área de embarque e desembarque para veículos particulares, localizada em frente ao terminal, foi desenvolvida para uma parada rápida dos veículos, com o intuito de facilitar a chegada e saída dos passageiros, e não para que os veículos permaneçam estacionados. Desta forma, o fluxo de pessoas não fica prejudicado e os motoristas evitam multas indesejáveis.
Aeroporto
O Consórcio Inframerica, operador do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek (Brasília/DF), espera para o feriado de Corpus Christi o mesmo movimento registrado em relação ao ano passado: 200 mil passageiros (embarques, desembarques e conexões) entre o período de quinta-feira, 30 de maio e segunda-feira, 3 de junho.
A revitalização nos terminais existentes segue com a reforma da cobertura, conserto e manutenção de escadas rolantes e elevadores, melhoria dos serviços dos carros de bagagem, melhoria das pontes de embarque existentes com pintura e troca de forros e piso, polimento do piso em granito, reforma de quatro conjuntos de banheiros, aquisição de 1500 novos c arrinhos de bagagens e três ônibus para transporte de embarque e desembarque remoto de passageiros.
“Durante o feriado o Consórcio estará monitorando integralmente toda a logística de operações com passageiros, aeronaves e bagagens. Estamos utilizando este período para realizar os testes finais de todos os procedimentos operacionais que estarão em vigor durante a Copa das Confederações", destaca Mariano Mobilia, Diretor de Operações do Consórcio Inframerica.
O Aeroporto Internacional de Brasília mantém o sistema de atendimento ao usuário, com Wi-Fi de livre acesso e alta velocidade. O Customer Service está estruturado com um forte aparato tecnológico para facilitar a comunicação com os usuários. Fazem parte dele dois novos sites – www.inframerica.aero e www.bsb.aero – e aplicativos para celular, os quais disponibilizam chat 24 horas para atendimento ao usuário, informação sobre voos, funcionamento do aeroporto, previsão do tempo e outros.
O balcão de informações atende 24 horas por dia, com interlocução bilíngue. Funcionários estão distribuídos pelo aeroporto para atendimento dedicado ao usuário, utilizando tablets integrados ao sistema de gestão do aeroporto. Por meio dos tablets, eles consultam informações em tempo real e acionam áreas administrativas para solicitar reparos ou recursos adicionais para atendimento do passageiro.