Lucimara: Garantir festejos da Rua São João é medida acertada

Desde que entrou na vida pública em Aracaju, Luciamara Passos (PCdoB) sempre lutou e apoiou todas as medidas para a revitalização e permanência da Rua São João.

Na tarde dessa terça, 28, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB/SE) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apoiar uma medida de Josenito Vitale, o Nitinho, vereador licenciado e presidente da Fundação Muncipal de Cultura e Turismo (Funcaju). De acordo com depoimento de Nitinho divulgado pela imprensa na semana passada, o governo municipal irá garantir os festejos da Rua São João e fazer reparos na estrutura.

“A centenária Rua São João é patrimônio histórico e cultural da nossa cidade. A festa chegou antes das casas e tornou-se a expressão da nossa identidade, portanto nada mais justo do que não permitir que morra a tradição. Nos últimos anos tenho defendido e apoiado a continuidade da festa, e o meu desejo é vê-la crescer”, comemorou a vereadora e acrescentou que é preciso ter o mesmo olhar em relação às quadrilhas juninas.

Ampliando sua fala, a vereadora cobrou da Funcaju a volta dos editais para contemplação de projetos culturais. Para Lucimara, lançar editais é a forma mais democrática de promover o acesso aos recursos públicos e de romper com a “política de balcão”.

Bloqueio de recursos

Ainda versando sobre a cultura, Lucimara também alertou sobre o prazo de conclusão do Plano Municipal de Cultura. Iniciado na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, o plano deve ser concluído e aprovado para que seja concretizada a adesão da Prefeitura de Aracaju ao Sistema Nacional de Cultura. “Precisamos garantir a implementação de uma nova política cultural. Vale ressaltar que a não adesão ao sistema poderá inviabilizar num futuro próximo a captação de recursos federais para a cultura”, alertou.