Chanceleres de Cuba e da Rússia debatem relações estratégicas

O ministro cubano de Relações Exteriores Bruno Rodríguez celebra nesta quinta-feira (30) conversações oficiais com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, como parte da visita bilateral que realiza à Rússia, a segunda nos últimos dois anos. Os chanceleres reúnem-se um dia depois do encontro ministerial da Rússia e da troika ampliada da Comunidade de Estados Latino-americanos (Celac), integrada também pela Costa Rica, Chile e Haiti, sob a presidência anual pró-tempore de Cuba.

Chanceleres de Cuba e Rússia - Prensa Latina

É a segunda visita do chanceler cubano à Federação da Rússia, logo após efetuar em fevereiro de 2011, quando realizou um conjunto pela Comunidade de Estados Independentes, que incluiu também o Azerbaijão, a Belarus e a Ucrânia.

O programa de estadia oficial começou nesta quarta-feira (29) com a reunião ministerial da troika ampliada da Celac e o chanceler Lavrov, como anfitrião, na sede das conversações oficiais da Chancelaria, na companhia dos ministros Enrique Castillo (Costa Rica), Pierre Richard Casimir (Haiti) e o vice-chanceler chileno Alfonso Silva.

Ao intervir na coletiva de imprensa conjunta, no fim do encontro, Rodríguez destacou o acordo das partes em realizar esforços conjuntos em projetos de alta tecnologia, ampliar o comércio de produtos de alto valor agregado e fomentar os investimentos.

De igual forma, ressaltou o interesse mútuo na realização de projetos e esquemas de cooperação industrial e o desenvolvimento da colaboração cultural, educativa e acadêmica.

“Posso dizer que os chanceleres da Celac expressamos a nossa satisfação pelos progressos alcançados no processo de diálogo entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), cujos resultados são alentadores”, sublinhou o ministro cubano.

O chefe da diplomacia cubana manifestou o apego da troika ampliada da Celac à vigência e a prevalência dos princípios do direito internacional, dos propósitos da Carta das Nações Unidas e "nosso comum interesse no fortalecimento do marco multilateral e na construção de uma ordem internacional transparente, democrático, justo e equitativo".

De acordo com o porta-voz da Chancelaria, Alexander Lukashevich, Lavrov e seu homólogo cubano intercambiarão opiniões sobre a agenda bilateral e os problemas da atualidade internacional.

“Ambos subscreverão o Plano de Consultas Políticas inter-chancelarias para o período de 2014 a 2016”, pontuou o diplomata em declarações à agência Ria Novosti.

Considerou a visita do chanceler como outra oportunidade de impulsionar os contatos bilaterais e fortalecer a associação estratégica entre a Rússia e Cuba.

Rodríguez será recebido nesta sexta pelo primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, segundo fontes na sede do Executivo.

Integram a delegação da chancelaria cubana os titulares da Direção de Assuntos Multilaterais, Pedro Luis Pedroso, e do Departamento de Europa e Canadá, Elio Rodríguez.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho