Professores podem deflagrar greve na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira (05), o Sindicato dos Professores em Pernambuco (SINPRO-PE), realizará outra assembléia da Campanha Salarial com os professores da rede privada de ensino, às 08h, no Centro Social da Soledade, em Recife e nas subsede do sindicato em Caruaru, Petrolina e Limoeiro. Na ocasião será votada pela a deflagração, ou não, de greve.

Entre as principais reivindicações dos professores estão: o adicional de 15% como hora atividade mensalmente, apoio técnico e pedagógico aos educadores com alunos portadores de necessidades especiais, direito a vale refeição, acesso a cultura e lazer, bem como o valor da hora aula a R$ 12, independente do nível do docente, são as principais reivindicações dos educadores.

O Sinpro já realizou seis rodadas de negociação, porém sem avanços. Para o coordenador geral do Sinpro-PE, Jackson Bezerra, os patrões não estão levando em consideração as exigências do professorado. “Eles negaram a proposição de hora atividade, a proposição de apoio técnico aos professores que trabalham em escolas com alunos com necessidades especiais, ticket alimentação, acesso a cultura e lazer e excluem qualquer cláusula que esteja relacionada à saúde do professor. No nosso entendimento, mais uma vez, o patronato estende a campanha salarial demonstrando total desrespeito com a nossa categoria”, completou Bezerra, conforme informações da assessoria de comunicação do Sinpro.

De acordo com o sindicato dos professores, caso não haja avanços nas negociações em reunião  que acontecerá na proxima terça-feira (04) com o sindicato patronal, a categoria discutirá a deflagração da greve na próxima assembleia que acontece no dia (05).

Apoio

Nesta quinta-feira, 30/06, o Sinpro Pernambuco esteve em reunião com o Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho. Participaram do encontro o Coordenador Geral do Sinpro, Jackson Bezerra, o Coordenador de Assuntos jurídicos e Institucionais, Fábio Emmanuel, a Coordenadora do Departamento Jurídico do sindicato, a advogada Mércia Carvalho.

O objetivo do encontro foi trazer o MPT, órgão de proteção social, sobretudo dos trabalhadores como também guardião da Constituição Federal, para a discussão dos problemas que afligem a categoria dos professores no nosso estado e também apresentar a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2013

O Procurador Chefe do MPT em Pernambuco, José Alízio Pinto Júnior, afirmou que o órgão está à disposição dos professores para a mediação nas negociações com o sindicato patronal.

Do Recife,
Elaine de Paula, com informações do SINPRO-PE.