FAO elogia luta da China contra a pobreza

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa), José Graziano da Silva, publicou na segunda-feira (3) um artigo no site da agência de notícias Xinhua, elogiando as conquistas da China na redução da pobreza e da fome.

José Graziano da Silva explicou no artigo que, nos últimos vinte anos, a China tirou da pobreza extrema cerca de cem milhões de pessoas.

De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio avançados em 2000, a ONU planeja reduzir para metade a população que vive abaixo do limiar da pobreza.

A China está a trabalhar nesse sentido, disse Graziano da Silva, acrescentando que o êxito deve-se às medidas de reforma, investimentos nas zonas rurais e no setor de agricultura.

Ainda segundo o artigo, o mundo deve dar um novo impulso para que a economica cresça e se alcance um desenvolvimento sustentável.

Para atingir o objetivo, é preciso criar condições para desenvolver as indústrias transformadoras, tal como a agricultura familiar e camponesa, prestando previdência social e financiamento.

Nesse aspecto, a experiência chinesa pode servir de referência, sublinhou o diretor-geral da FAO.

Fonte: Rádio Internacional da China