Mais da metade dos britânicos quer país fora da União Europeia

Cinquenta e um por cento dos britânicos apoia a saída de seu país da União Europeia (UE), revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) em Londres pela emissora SkyNews.

A pesquisa, realizada pela empresa Survation, indica que as principais preocupações expressadas pelos cidadãos se referem à imigração e as leis trabalhistas.

Feita por meio da Internet, a pesquisa questionou 1.566 pessoas entre 1 e 3 de junho, e destaca que 49% dos entrevistados é a favor da permanência na UE.

A pesquisa indica também que certas diferenças podem ser observadas entre as diferentes regiões do Reino Unido, pois enquanto o nordeste da província da Inglaterra se mostrou mais cética em relação à união continental, a Escócia favoreceu de maneira geral a permanência na UE.

A questão poderia definir-se em um plebiscito anunciado pelo primeiro ministro britânico, David Cameron, antes que termine o ano de 2017.

Cameron tem manifestado que levará a cabo o referendo sozinho caso vença as eleições de 2015, o qual tem causado inconformidade na ala anti-União Europeia das filas conservadoras, que prefere a consulta no atual mandato parlamentar.

Fonte: Prensa Latina