Diário do Povo: Europa deve solucionar disputa com China

O Diário do Povo, do Partido Comunista da China, reagiu em um artigo opinativo publicado nesta quinta-feira (6) à imposição de um imposto antidumping por parte da UE aos produtos fotovoltaicos importados da China.

O jornal realça que esta é uma medida abusiva. A entidade deve ser "sincera" e procurar uma solução aceitável, justa e com benefício recíproco. Caso a UE insista com postura errada, o resultado pode ser "insuportável para a própria união".

Ainda de acordo com este artigo, a decisão da UE transmite sinais negativos; a falta de coragem em reconhecer a competitividade dos produtos chineses e de que esta não aprendeu a resolver problemas através do diálogo.

A decisão da UE não tem qualquer fundamento, escreve ainda o autor do artigo, que realça os possíveis problemas existentes no bloco europeu visto que a medida foi chumbada por alguns dos países membros.

O artigo assinalou ainda que a China acredita que a próxima rodada de negociações será "dura". O país vai esforçar-se para que os resultados sejam melhores e está a preparar-se para enfrentar situações piores, concluiu o Diário do Povo.

Fonte: Rádio Internacional da China