Presidente da Colômbia viaja ao Reino Unido e Oriente Médio

O presidente da Colômbia Juan Manuel Santos inicia nesta quinta-feira (6) uma visita oficial ao Reino Unido, em que assistirá, em Londres, à apresentação da Rede Global de Pobreza Multidimensional. Depois disso, estenderá a sua viagem até o Oriente Médio, onde terá reuniões com empresários em Israel e uma reunião com o presidente palestino Mahmoud Abbas, a partir desta segunda-feira (10).

O programa oficial do mandatário colombiano inclui uma reunião com o filósofo e economista bengali Amartya Sen, que recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1998 e escreveu recentemente os livros  "Desenvolvimento como Liberdade" e "Identidade e Violência", entre outros.

Além disso, Santos terá uma reunião com o chanceler britânico, William Hague, receberá uma distinção na Universidade de Oxford e fará uma entrega pública de dois documentos elaborados pela Organização de Estados Americanos sobre a luta contra o narcotráfico.

Como parte da sua breve viagem internacional de seis dias, também participará de um encontro com empresários israelenses na segunda-feira (10) e terá uma reunião com o presidente palestino em Ramallah, na Cisjordânia.

Durante a sua recente visita à Colômbia, no final de maio, o ministro de Relações Exteriores da Palestina Riyad Malik discutiu com a sua homóloga, María Angela Holguín, detalhes relacionados com a viaje do governante colombiano ao seu país, em 11 de junho.

Em declarações à imprensa, naquela ocasião, Malik expressou confiança em que, durante essa visita, a Colômbia decida reconhecer a Palestina como Estado, ou, ao menos, abrir uma representação diplomática. O país é um dos dois únicos sul-americanos que ainda não reconheceram a soberania da Palestina. O outro é a Guiana Francesa, sem representação oficial na ONU e sob o domínio colonial da França, que, apesar disso, votou a favor do reconhecimento da Palestina na Assembleia Geral da ONU, em novembro de 2012.

Com informações da Prensa Latina