Encontro entre Xi e Obama é estratégico e histórico, diz chinês

O embaixador chinês nos Estados Unidos, Cui Tiankai, disse na quarta-feira (5) que o encontro entre Xi Jinping e Barack Obama, será estratégico e histórico.

O encontro, que se realizará na sexta (7) e sábado (8), na Califórnia, será o primeiro contato direto entre os dois, após a tomada de posse de Xi Jinping e o início do segundo mandato de Obama, explicou o embaixador chinês.

Segundo Cui Tiankai, os dois líderes vão debater o futuro desenvolvimento das relações sino-estadunidenses. "China e Estados Unidos, o maior país em desenvolvimento e o mais avançado", têm um grande espaço de cooperação na salvaguarda da paz e estabilidade mundial e na promoção do desenvolvimento humano, realçou Cui Tiankai.

A China e os Estados Unidos devem agora prosseguir numa nova rota de relações, com base nos interesses fundamentais de ambos os povos, de forma a contornar as discórdias de forma adequada e eficaz, afirmou Cui, que acrescentou que essa nova relação deve basear-se na confiança mútua, tolerância e benefício recíproco.

Fonte: Rádio Internacional da China