Lula Morais participa de campanha pela Refinaria do Ceará

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE) participou nesta semana do primeiro encontro regional da campanha que visa mobilizar a sociedade e os políticos em defesa da instalação da Refinaria do Ceará, promovido pela Assembleia Legislativa.

A atividade foi realizada no Centro de Convenções de Sobral e contou com a presença de prefeitos, empresários e representantes da sociedade que vão assinar documento a ser encaminhado à presidente Dilma Rousseff e à presidente da Petrobras, Graça Foster, cobrando o empreendimento.

Para Lula Morais, a refinaria deve ser uma luta de todo povo cearense já que trará benefícios para todos. “Este empreendimento ampliará em 50% o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará nos próximos 20 anos”, defendeu. Segundo ele, A refinaria é um empreendimento que vai impulsionar o desenvolvimento do Estado do Ceará, atraindo outras empresas, qualificando a mão de obra local, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e tributos e promovendo a melhoria das condições socioeconômicas de todos os cearenses.

“A qualificação da mão de obra local é o nosso maior desafio, treiná-la e qualificá-la para beneficiar nossa juventude. É importante mobilizar toda a academia e instituições de capacitação técnica, visando elevar a capacitação da mão de obra cearense para a construção e operação da refinaria. Cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos serão criados. Precisamos estar preparados para aproveitar essas oportunidades”, afirmou o deputado comunista.

Representantes da sociedade, políticos e empresários dos municípios de Moraújo, Senador Sá, Santana do Acaraú, Coreaú, Massapé, Meruoca, Alcântaras, Forquilha, Irauçuba, Cariré, Groaíras, Reriutaba, Pires Ferreira, Varjota, Hidrolândia, Itapagé e Reriutaba, que fazem parte da região norte do estado, participaram da discussão.

O prefeito de Sobral, Clodoveu de Arruda, destacou os impactos positivos que a refinaria trará para todo o estado. Ele lembrou que a geração de emprego é um dos pontos primordiais para o desenvolvimento dos municípios. “Para nós, a refinaria é uma conquista, por isso pedimos o inicio das obras já”, complementou.

Já o diretor regional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Joceli Dantas Filho, acredita que a refinaria trará uma nova dimensão na geração de emprego e renda. Ele ressaltou que, especialmente, a cidade de Sobral ganhará muito com a conquista do empreendimento. “Nós temos um setor comercial muito forte, com a refinaria estaremos criando um novo Ceará”, pontuou.

Também serão realizados encontros da campanha em prol da refinaria do Ceará em Tianguá, Crateús, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crato, Iguatu, Baturité, Aquiraz, Camocim e Itapipoca.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE)