Produção de veículos cresce 21% em maio e atinge novo recorde

Embaladas por um ritmo de vendas forte, impulsionado principalmente pelos lançamentos, as montadoras voltaram a registrar crescimento na produção no mês passado e alcançaram novo recorde. O volume fabricado ficou 21,8% acima do registrado no mesmo mês de 2012, em 348.070 unidades -automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões -, segundo dados da Anfavea (associação das montadoras) divulgados nesta quinta-feira (6).

carros montadoras

Houve leve avanço –de 0,3%– em relação a abril, quando o setor havia alcançado a maior marca da sua história : 347,1 mil unidades (dado revisado).

Por segmento, a produção de automóveis e comerciais leves cresceu 21% em maio sobre um ano antes, para 327,8 mil unidades, enquanto o volume produzido de caminhões avançou no período 45,7%, para 16,4 mil unidades.

A indústria registrou alta de 6% no número de empregos ocupados em maio de 2013 sobre o mesmo período do ano anterior, para 153,7 mil postos de trabalho.

O resultado de abril foi um dos principais responsáveis pela recuperação da indústria como um todo. A produção industrial naquele mês superou as expectativas mais otimistas –cresceu 1,8%– e trouxe nova esperança para o nível de crescimento neste ano.

No ano, as montadoras acumulam uma alta de 18,6% na produção, bem acima da projeção para 2013, de avanço de até 4,5%.

Segundo o presidente da Anfavea, Luis Moan, os números confirmam a previsão de crescimento da entidade para o ano. "O setor automotivo vem respondendo de maneira extremamente positiva ao programa Inovar-Auto (regime automotivo). Esses números nos levam a acreditar a até numa pequena variação positiva".

Fonte: Folha de S.Paulo