Santos: Diálogo de Paz com as Farc pode terminar até o fim do ano
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou, nesta sexta-feira (7) sua esperança de poder encerrar até o “fim do ano”, o processo de paz em seu país, o que considera vital para que o país possa “deslanchar” suas potencialidades econômicas e sociais.
Publicado 07/06/2013 17:02

A mensagem foi transmitida pelo presidente aos empresários que participaram do fórum econômico “Investindo em uma nova Colômbia”, organizado pelo jornal “Financial Times” no segundo e último dia da visita do mandatário ao Reino Unido.
Durante sua intervenção, o mandatário destacou a importância do processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para encerrar o conflito, que constitui um obstáculo para o progresso do país.
O mandatário argumentou que não é possível precisar uma data concreta, mas talvez “no fim do ano”, poderá ser materializado o acordo, pois “há vontade política”.
Santos afirmou que a Colômbia tem recebido apoio de todas as partes do mundo e agradeceu países como Venezuela e Cuba pela ajuda no processo, e esclareceu que são países facilitadores, não intermediários, porque o diálogo é direto entre seu governo e a guerrilha.
Os diálogos serão retomados no próximo dia 11 de junho, com a discussão a respeito da participação política, o segundo ponto da agenda pactuada antes do início das conversas em Havana.
Da Redação do Vermelho,
Com Telám