Raúl Castro recebe líder africano Kenneth Kaunda

O presidente cubano, Raúl Castro, recebeu nesta sexta (7), em Havana, o ex presidente de Zâmbia Kenneth Kaunda, que encontra-se em visita oficial no país, informaram os meios de comunicação nacionais.

No encontro, ambos os líderes evocaram metas das relações históricas cubano-africanas, em particular entre Zambia e Cuba e expressaram seu interesse pelo fortalecimento dos vínculos bilaterais.

Kaunda, que é considerado um dos pais fundadores da independência do continente africana, se encontrou com outras autoridades do país caribenho e foi condecorado pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos com a Ordem da Solidariedade.

Durante um encontro com o presidente do Parlamento cubano, Esteban Lazo, o visitante asseverou que "o que Cuba tem feito por nos apoiar, contra o imperialismo e o colonialismo, é algo que valorizamos muitíssimo". "Não há maneira na que possamos expressar todo nosso agradecimento", assegurou.

Em entrevista exclusiva com Prensa Latina, conversou sobre os reptos atuais da unidade africana e seus líderes.

"Foi através da unidade que nos convertemos da Organização para a Unidade Africana em União Africana (UA)", apontou depois de comentar a existência de outros organismos regionais com similar propósito unionista nessa área geográfica.

O ex-presidente zambiano, de 89 anos manifestou que os novos líderes africanos estão prontos para se unir e continuar a luta dos antecessores para derrotar aos inimigos comuns à humanidade, como são a fome, a ignorância e o crime, entre outros.

Em outubro de 1964 Kaunda converteu-se no primeiro presidente de Zambia e permaneceu no poder até 1991.

Fonte: Prensa Latina