Parlamentares destinarão verbas de emenda individual para a ACL

Dirigentes e membros da Academia Cearense de Letras reuniram na última sexta-feira (07/06), no Palácio da Luz, antiga sede do Governo do Estado, parlamentares da bancada federal cearense.

Os acadêmicos estão preocupados com a situação de degradação que se encontra o prédio, onde hoje funciona a sede da Academia Cearense de Letras, e todo o seu entorno, como a Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões) e a Igreja do Rosário, e pedem uma parceria com os parlamentares no sentido de conseguir recursos para a reforma.

Segundo o presidente da ACL, José Augusto Bezerra, o projeto de restauração feito em 2009, prevê recursos da ordem de R$ 2 milhões, valor já defasado. O primeiro desafio, segundo o presidente, é refazer a biblioteca, “hoje um amontoado de livro” e depois a estrutura física do prédio, cheio de infiltrações.

O Acadêmico Ubiratan Aguiar quer transformar a área, que engloba a igreja, praça, Palácio da Luz, Caixa Econômica Federal e o prédio da antiga Assembleia Legislativa, num quadrilátero cultural e para isso precisa do apoio de todos os parlamentares.

Emendas individuais

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), presente a reunião, e um dos parlamentares mais envolvidos com a questão da educação e cultura do Estado, sugeriu que cada parlamentar destinasse, no mínimo, R$ 200 mil em emenda individual, montante que já dava para garantir o inicio das obras. Inácio sugeriu também apresentar o projeto ao Ministério da Cultura e a prefeitura de Fortaleza. Todos os outros parlamentares se sensibilizaram com o pleito e prometeram se empenhar na busca por recursos para que aquele patrimônio histórico e cultural de Fortaleza fosse preservado e frequentado pela população.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)