Primeiro Encontro Macro-Regional do PCdoB foi muito vitorioso
O primeiro Encontro Macro Regional de uma série de dez encontros que o PCdoB de Minas realizará nos meses de junho e julho, rumo à preparação para o 13º Congresso Nacional do Partido, aconteceu no último sábado (08), no Hotel Nacional na bela cidade de Poços de Caldas.
Publicado 10/06/2013 19:59 | Editado 04/03/2020 16:49

Com mais de 100 pessoas representando 20 diretórios municipais da Macro Região Sul de Minas, foi o maior encontro já realizado pelos comunistas sulinos, mostrando uma nova fase de crescimento e prosperidade do Partido na região.
De acordo com o presidente do PCdoB de Poços de Calda, Paulo Basso, responsável por abrir o evento, “O PCdoB é de fato um Partido democrático e participativo, onde a militância tem espaço para debater, colocar suas opiniões e, de forma coletiva, elaborar e planejar o processo de construção partidária”. Já para o Vice-prefeito de Poços de Caldas, Nizar, “O PCdoB é um dos poucos partidos que reúne a sua militância para debater temas de interesse da sociedade brasileira”.
Também prestigiou o encontro o Prefeito do Município, Sr. Eloíseo, que ressaltou a grande proximidade e compromisso histórico que seu partido, o PT, tem com PCdoB, afirmando que gostaria muito de aperfeiçoar essa parceria, deixando seu governo aberto a uma possível participação do PCdoB. Finalizou dizendo: “Há mais coisas que nos unem do que nos diferenciam, por isso a relação entre nossos partidos tende a melhorar cada vez mais”.
Esteve presente também o ex-prefeito, Paulinho Courominas, que saudou a militância afirmando que há muito tem uma boa relação com a direção municipal do PCdoB em Poços e que deseja manter essa relação de amizade e respeito mútuo, já que o PCdoB tem em suas fileiras pessoas dignas e sérias, que lutam para melhorar a vida do povo. Cumprimentou os componentes da mesa e em especial o Vice Presidente Estadual do PCdoB e suplente de Deputado Federal, Wadson Ribeiro, falando de sua boa vontade e receptividade para atender as demandas do município quando era Secretário Executivo do Ministério do Esporte.
Wadson Ribeiro sintetizou os 10 últimos anos dos governos Lula e Dilma, os avanços e os ganhos para o país e o povo brasileiro. Destacando a queda dos juros, os ganhos salariais, o aumento do poder aquisitivo, o baixo índice de desemprego e os avanços na área educacional, principalmente os investimentos públicos no ensino superior. Por outro lado colocou as dificuldades que o país enfrenta ante a crise internacional, que coloca a Europa em uma situação de recessão com altos níveis de desemprego. Para Wadson, com esse ambiente externo desfavorável o Brasil teria que elevar a taxa de investimento dos atuais 18% para cerca de 25% do PIB, o que induziria a uma taxa de crescimento da economia para cerca de 7%, destravando os gargalos de infra-estrutura e gerando riqueza para a superação das distâncias sociais e as mazelas do subdesenvolvimento.
O Secretário de Organização do PCdoB no Estado, Richard Romano, dicorreu sobre o Projeto Eleitoral para 2014 e as tarefas partidárias para o próximo período. Considerou que o PCdoB obteve uma importante vitória eleitoral em 2012, elegendo prefeitos em 7 cidades mineiras, entre elas Contagem, a segunda maior de Minas. Salientou que o Partido tem que tirar dessas vitórias consequências para crescer e se estruturar cada vez mais. Considerou ainda, a presença do PCdoB em cerca de 320 municípios e, como consequência, o necessário esforço para construir uma forte chapa capaz de eleger quatro deputados para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Concluiu dizendo que o PCdoB precisa traduzir a influência política que exerce na sociedade com um crescimento efetivo de sua bancada no Congresso Nacional, já que, apesar do crescimento de 20% obtido em 2010 o resultado ficou aquém da estatura partidária. Apresentou como o maior desafio dos comunistas mineiros a eleição de dois deputados federais, reelegendo a Deputada Jô Moraes e elegendo Wadson Ribeiro.
Murilo Ferreira, Coordenador do PCdoB na Região Sul de Minas, fez a consideração final destacando a importância de reunir os diversos diretórios municipais sulinos para debater temas relevantes que apontam e reforçam o rumo e as principais diretrizes do PCdoB. Finalizou afirmando que “consolidar aqui as orientações partidárias, enriquecidas e aprimoradas pelas contribuições dos diretórios locais, foi o maior ganho do Encontro. Entretanto, nosso maior desafio ainda estar por vir! Desdobrar o plano em cada cidade, através do cumprimento das metas e objetivos partidários, como metas de filiações, metas de se estender a rede partidária para um maior número de municípios da região, meta de se levar às Conferências municipais e Estadual um grande número de delegados por município e, por fim, a estruturação e o fortalecimento do PCdoB para que ele fique à altura dos desafios do momento em que vivemos, garantirão a efetivação do salto civilizacional que sociedade brasileira tanto precisa, para caminhar rumo ao Socialismo”.
Fotos: Messias Simão