Sem categoria

Comunistas assumem postos chave para as mulheres no Legislativo

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) recentemente assumiram, respectivamente, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Essa vitória demonstra o reconhecimento do protagonismo e do compromisso das parlamentares comunistas por seu papel na construção das políticas públicas em prol da emancipação das brasileiras.

Posse Vanessa Procuradoria da Mulher do Senado - abr/2013 - Jane de Araújo/Agência Senado

Vanessa inaugura a Procuradoria Especial da Mulher do Senado

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado terá por atribuição, entre outras, “zelar pelas políticas de gênero em discussão no Legislativo, bem como pela aplicação dessas políticas no âmbito do Senado Federal”. A criação do órgão atendeu a um pedido da própria senadora Vanessa Grazziotin, para quem, o debate sobre os direitos das mulheres é prejudicado pela representação política desigual no Parlamento. Atualmente, observou a comunista, apenas 10% das cadeiras do Senado são ocupadas por senadoras.

“A democracia também se mede pela participação da mulher. Não vamos debater entre nós mulheres, mas entre homens e mulheres, porque juntos é que vamos superar os problemas” – disse Vanessa, assinalando que a Procuradoria acompanhará programas governamentais para promoção de igualdade de gêneros, além de realizar campanhas educativas e anti-discriminatórias. A senadora comunista ocupará o cargo até 2015.

Participaram da solenidade de posse, além do Presidente do Senado, Renan Calheiros, as ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e do Planejamento, Miriam Belchior. Também estavam presentes as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Ana Rita (PT-ES), Lídice da Mata (PSB-BA), e os senadores Humberto Costa (PT-PE), Sérgio Souza (PMDB-PR), Wellington Dias (PT-PI), Ruben Figueiró (PSDB-MS), Romero Jucá (PMDB-RR), e Paulo Paim (PT-RS).

Jô é a nova coordenadora da Bancada Feminina da Câmara


A comunista Jô Moraes (PCdoB-MG) vai coordenar a bancada feminina da Câmara dos Deputados. Ela foi eleita pelas deputadas em final de abril para exercer o cargo até o final deste período legislativo, que termina em dezembro de 2014. Segundo ela, o desafio no cargo é colocar na pauta como prioridade aquilo que une a bancada, que á a ampliação dos espaços de poder para a mulher e aprovação de matérias que dizem respeito aos direitos das mulheres.

“A bancada feminina está mais presente, mais atuante, mais articulada, mas ao mesmo tempo, pelas diferenças partidárias, convive com diversidade de opiniões grandes”, avalia Jô, para quem o desafio é unir a bancada em torno das demandas femininas que são ampliação dos espaços de poder para a mulher, “não só em tese, mas aqui na Casa, garantindo relatorias, presença efetiva nas comissões, participação e integração das mulheres em missões oficiais; e ao mesmo tempo privilegiar projetos que dizem respeito aos direitos da mulher, como é o caso do projeto da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), relativo à igualdade de gênero nas relações de trabalho”.

Na reunião foi também escolhida a nova procuradora da Mulher. A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) foi reconduzida ao cargo na eleição em que concorreu com a deputada Sandra Rosado (PSB-RN). Também foram definidas três deputadas adjuntas para cada coordenação.

Segundo explicou Jô Moraes, a partir desta eleição, a coordenadoria da bancada feminina assume dinâmica particular porque integra a Secretaria da Mulher criada pela Presidência da Câmara, composta pelos dois órgãos – a Procuradoria da Mulher e a coordenadoria da bancada.

Por Mariana Venturini, com informações da Agência Senado e Vermelho