Governo e Farc avaliarão propostas sobre participação popular 

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) e o governo de Juan Manuel Santos informam, nesta terça-feira (11), que trabalharão separadamente nesta semana para agilizar o processo na mesa de diálogo de paz. 

Por meio de um comunicado conjunto, as delegações disseram que estudarão os diferentes documentos, especialmente os do fórum sobre participação política, que ocorreu em Bogotá e foi organizado pelas  Nações Unidas na Colômbia e o Centro de Pensamento para a Paz da Universidade Nacional. "Ao longo desta semana, as delegações receberão os porta-vozes das duas instituições", alega o comunicado. 

Leia também: 
Farc propõem adiar eleições na Colômbia por um ano


De acordo com as delegações "este mecanismo de trabalho demonstrou sua utilidade no ciclo anterior, pois permite que cada delegação concentre-se no estudo de temas específicos que serão retomados na discussão na mesa, na próxima semana". 

A guerrilha e o governo também agradeceram o apoio dos países garantidores (Cuba e Noruega) e os acompanhantes do processo de paz (Venezuela e Chile). Após seis meses, chegou-se aos primeiros acordos sobre a questão da terra, primeiro ponto da agenda, o próximo a ser debatido será sobre a participação política. 

Da Redação do Vermelho