África: Djibuti media negociações entre Sudão e Sudão do Sul

O ministro de Relações Exteriores do Djibuti, Mahmud Ali Yusef, anunciou nesta quarta-feira (12) que seu país desempenha o papel de mediador entre o Sudão e o Sudão do Sul, que se tornou desconectou do primeiro, como um país independente, mas cuja separação deixou pendências estruturais e territoriais.

Djibuti - Biyokulule

Yusef esclareceu que o Djibuti (país do nordeste da África, no Golfo de Áden) aceitou o papel para evitar que a situação se torne mais tensa entre ambos os lados, com o fim de aproximar as visões de ambos os Estados.

Em uma coletiva de imprensa, depois da sua última reunião com o presidente sudanês Omar al-Bashir, o chanceler do Djibuti afirmou que o Sudão e o seu país formam parte da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento da África Oriental (Igad, na sigla em inglês), e tendo em conta que o Djibuti abriga a sede da organização, as autoridades nacionais esforçam-se ao máximo para influir positivamente na questão.

O Sudão do Sul declarou-se um Estado independente em julho de 2011, após a celebração de um referendo. Entretanto, depois de obter a sua soberania, vários confrontos foram registrados nas zonas fronteiriças entre os dois países.

O chanceler do Djibuti qualificou de excelentes a relação bilateral entre o seu país e o Sudão, e assegurou que as relações ainda se desenvolvem em diferentes âmbitos.

Yusef afirmou que as interações bilaterais com o Sudão na construção de um novo dique no Rio Nilo pela Etiópia são apropriadas, e que seu país fará todo o possível para evitar as discrepâncias entre os países do Nilo, em especial Egito e Etiópia.

Os planos de construção de um dique pela Etiópia preocupam os egípcios, que creem que o projeto por diminuir a quantidade de água que lhes caberia.

A diversidade de fatores influentes na situação regional tem sido posta como uma "preocupação" por organizações internacionais, mas a tomada de posição por instituições regionais e locais tem sido analisada como um fator positivo para a solução de controvérsias entre vizinhos e entre grupos de um mesmo país, ainda tendo em conta a própria diversidade como fator construtivo.

Com agências,
da redação do Vermelho