Festa da Copa invade Esplanada dos Ministérios

A abertura da Copa das Confederações no sábado dia 15 também movimentará o gramado da Esplanada dos Ministérios, com a exibição em nove telões do jogo entre Brasil e Japão, além da programação musical –a expectativa é atrair 200 mil pessoas.

Festa da Copa invade Esplanada dos Ministérios

"O povo quer participar da festa, não só dentro do estádio, e por isso estamos organizando essa festa, com infraestrutura para receber turistas e brasilienses", destacou o governador Agnelo Queiroz ontem ao divulgar a programação aos jornalistas.

Turistas e brasilienses vão poder conferir, de graça, shows musicais com grandes atrações nacionais entre 13.00 e 23.00.

Por volta de 13.00, haverá apresentação dos tambores japoneses, e, uma hora depois, o público conferirá o show do cantor sertanejo Gusttavo Lima, antes do jogo, marcado para 16.00.

A partida será acompanhada pelo público por meio de telões espalhados pelo gramado, e, após o apito final, os torcedores curtirão pagode com o Grupo Revelação às 19.00 e axé com a banda Asa de Águia, que sobe ao palco por volta de 21.00.

Quem estiver no Mané Garrincha também vai ser convidado a participar da festa na Esplanada por meio de um trio elétrico que ficará concentrado na altura da Torre de TV e depois seguirá para o gramado.

Os estacionamentos dos ministérios estarão liberados para quem quiser ir de carro para o Plano Piloto, mas as linhas de ônibus também serão reforçadas e funcionarão como nos dias úteis.

A circulação de carros nas seis faixas da Esplanada dos Ministérios será interrompida, os ônibus chegarão até a Rodoviária do Plano Piloto e o Metrô funcionará até 01.00 de domingo (16).

Cerca de 1.500 policiais farão a segurança da festa, e os torcedores passarão por revista antes de entrar na área cercada, que será monitorada por cinco torres da Polícia Militar.

"Isso demonstra que a capital tem capacidade para receber grandes eventos com absoluta tranquilidade", complementou Agnelo Queiroz.

No total, serão disponibilizados 480 banheiros químicos e seis praças de alimentação, e 50 ambulantes receberam autorização da Agência de Fiscalização para trabalhar na área do show.

A festa na Esplanada dos Ministérios custará R$ 5 milhões.

COMÉRCIO –

O dia da abertura da Copa das Confederações não será feriado, mas o comércio funcionará com restrições – shoppings fecham meia hora antes do jogo e reabrem apenas meia hora depois, e lojas de rua estão livres para decidir o melhor horário de funcionamento.

"Vamos mostrar uma cidade organizada, que é capaz de receber um evento dessa dimensão e manter os serviços funcionando", destacou o governador Agnelo Queiroz, ao lembrar a necessidade de uma boa recepção aos turistas.

A proposta foi bem-recebida por representantes de comerciários: "Viemos pensando que o senhor (governador) iria decretar feriado, não nos ouviria, que sairíamos chateados. Mas, pelo que estamos vendo, isso é bom para o senhor e para nós", comemorou o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson Castro.

Além do Sindivarejista-DF, entidades como Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e Sebrae-DF e representantes de shoppings centers também estavam presentes na reunião com o governador.

"Esta será a maior abertura da história da Copa das Confederações. Fizemos o dever de casa e fomos além. Estamos em uma situação privilegiada e mostraremos o que seremos capazes de fazer na Copa Mundo", finalizou o governador.