França determina a dissolução de grupos neonazistas

O Ministério do Interior da França notificou hoje os líderes de dois grupos de caráter neonazista a ordem de dissolução por causa dos riscos para a paz e a segurança pública do país.

A Juventude Nacionalista Revolucionária (JNR) e a associação Terceira Via serão os primeiros grupelhos de extrema direita proibidos depois do assassinato, na semana passada, do jovem ativista antifascista Clément Méric.

Cinco membros ou simpatizantes destes grupos atacaram Méric em pleno centro de Paris, matando-o com golpes na cabeça e no rosto.

O crime levantou uma onda de repúdio contra os extremistas, que também tinham protagonizado vários atos violentos em apoio às manifestações contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, convocadas pela Igreja Católica e partidos conservadores.

A JNR foi criada na década de 1980 do século passado por elementos das denominadas "gangues dos carecas", cuja conduta é abertamente racista e xenófoba.

O grupo dissolveu-se na década de 1990, depois da condenação de vários de seus membros por agressões e pelo assassinato de um imigrante das Ilhas Maurício, mas em 2010 foi reativado em aliança com a Terceira Via, uma associação de caráter anticomunista.

Segundo as leis francesas contra grupos extremistas e milícias privadas, que datam de 1936, a dissolução deve ser efetivada até 15 dias após a notificação.

Fonte: Prensa Latina