Mato Grosso do Sul realiza 1ª Convenção de Solidariedade a Cuba

 Na última quinta-feira (dia 06), Corumbá sediou a 1ª Convenção de Solidariedade a Cuba de Mato Grosso do Sul, organizada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz de MS (Cebrapaz/MS),

convenção ms

O encontro, realizado pela primeira vez no estado, reuniu representantes de várias entidades, movimentos e partidos, que debateram a participação na XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que se realizará nos próximos dias 13 a 15 de Junho, em Foz do Iguaçu-PR, as ações de solidariedade ao país socialista caribenho e também o papel da região da fronteira Brasil/Mato Grosso do Sul- Bolívia-Paraguai na integração soberana e solidária do subcontinente sul-americano.

A convenção foi representativa, o que ficou evidente do ato de abertura à conclusão dos trabalhos, que teve a participação de Erisvaldo Ajala, dirigente do Cebrapaz/MS; Arnaldo Romero, dirigente nacional do Cebrapaz, diretor-presidente da Fundanção de Cultura de Ponta Porã e responsável pela relação com a Frente Guasu, do Paraguai; Marcela Alvis Suárez, membro da Comissão Política do Governo Central da Bolívia e dirigente do Movimiento Al Socialismo (MAS); Monder Safa, presidente do Comitê Árabe-Palestino de Corumbá; Raul Delgado, dirigente do PT de Corumbá; Mario Cesar Fonseca, vice-presidente do PCdoB/MS; Leonardo Machado, dirigente da União da Juventude Socialista (UJS/MS); Alberto Costa, da executiva estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MS); e Arturo Ardaya, membro do Centro Boliviano- Brasileiro, além do palestrante da noite, Ahmad Shabib Hany, da Organização de Cultura, Cidadania e Ambiente (OCCA), de Cleonice Vargas, líder comunitária, e de outros militantes da esquerda corumbaense.

As entidades e movimentos presentes, num momento à parte em relação à temática central do encontro, reuniram-se e emitiram uma nota de solidariedade e apoio ao restabelecimento da Feira BRASBOL (Brasil-Bolívia), há 18 anos presente na cidade de Corumbá. Para o próximo período, ficou estabelecido o esforço de construir um movimento permanente de solidariedade a Cuba no estado e também de organizar um comitê de amizade entre os povos do Brasil, da Bolívia e do Paraguai que cultive a idéia da integração continental através de campanhas, festas, atividades culturais e debates. Como disse Arnaldo Romero, do Cebrapaz, “a fronteira não nos divide, é uma linha que nos une, um ponto de encontro entre os povos de nações diferentes”.

Nota de apoio ao restabelecimento da Feira BrasBol (Brasil-Bolívia), em Corumbá

Reunidas no dia 06/06/2013, na cidade Corumbá-MS, para debater o papel da região de fronteira Brasil/Mato Grosso do Sul-Bolívia-Paraguai na integração solidária e soberana do subcontinente sul-americano, bem como a XXI Convenção Nacional de Solidariedade e Cuba, as entidades e movimentos abaixo nominadas aprovaram por unanimidade a seguinte nota:

"Exmo. Sr. Paulo Duarte, prefeito de Corumbá, Exmo. Sr. André Puccinelli, governador do estado, Exmos. integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário em Corumbá A despeito dos diversos esforços de diálogo realizados pela administração municipal, este fórum manifesta por intermédio da presente nota a sua preocupação com o encerramento das atividades da Feira BrasBol (Brasil-Bolívia), fato que levou ao impasse as vidas de dezenas de bolivianos e brasileiros que lá trabalhavam para sustentar suas famílias. Portanto, não se trata de um problema meramente fiscal, mas social, além do que pode afetar negativamente os laços de amizade e os esforços de integração entre os povos do Brasil e da Bolívia que residem na fronteira. Diante da urgência e da gravidade da situação, solicitamos que a prefeitura busque uma solução para o caso o mais rápido possível."

Corumbá-MS, 06 de Junho de 2013

Assinam:
-Cebrapaz/MS – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Seção de Mato Grosso do Sul
-CTB/MS -Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Mato Grosso do Sul
-MAS – Movimiento Al Socialismo – Bolívia
-Centro Boliviano-Brasileiro
-Sociedade Árabe-Palestina de Corumbá
-UJS/MS – União da Juventude Socialista
-OCCA – Organização de Cultura, Cidadania e Ambiente