Presidente do Panamá acumula veículos de comunicação

O negócio midiático do presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, continua se expandindo. O presidente informou que comprou seis emissoras de rádio, embora não tenha esclarecido que a intenção não é a de buscar proteção nesses meios. Em entrevista à W Rádio, reproduzida nesta quarta-feira (12) em meios nacionais, Martinelli disse que comprou as emissoras do grupo espanhol Promotora de Informações, Sociedade Anônima (Prisa), porque parecia uma proposta proveitosa e rentável.

O grupo Prisa, com sede na Espanha, é líder em televisão, rádio, imprensa escrita e editoras, presente em 22 países da Europa e da América, e reúne o diário espanhol El País, Canal+, Caracol Radio, Cinemanía, Moderna, e Santillana, entre outros.

Em 2012, Martinelli comprou o RCM canal 21 e o remodelou para inaugurar a NexTv, que deve ser lançada em 31 de outubro deste ano. Além disso, informou que tem ações em outros canais, e segundo alguns meios, a sua família adquiriu o diário Panamá América.

O presidente disse que assumiu o governo como um empresário e segue sendo um empresário. “Dou trabalho a mais de 10 mil pessoas e talvez seja o segundo ou terceiro maior empresário do país, e tenho muito que fazer ao invés de perder tempo”, afirmou.

Em uma entrevista recente, na emissora TVN, Martinelli disse que quando terminar o seu mandato presidencial, terá mais poder que na atualidade, referindo-se precisamente aos meios de comunicação.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho