Venezuela: Plano Pátria Segura reduziu a criminalidade em 53%

O ministro de Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela, Miguel Rodríguez Torres, precisou que após a implementação do Plano Pátria Segura, posto em marcha pelo governo do presidente Nicolás Maduro para atacar o problema da insegurança, foi possível diminuir em 53% os atos delitivos em todo o páis.

Rodríguez Torres detalhou que os homicidios se reduziram em 61,5%, enquanto o furto baixou em 36%, o roubo de veículos em 56% e o sequestro em 89,5%.

Leia também:
Maduro quer tornar Venezuela invencível militarmente
Governo venezuelano inicia nesta segunda Plano Pátria Segura

“Em média esas cifras em comparação a 2012 se reduziram em 53%”, indicou.

Outrossim, assegurou que foram detidas 184 pessoas procuradas pela justiça. “Até a manhã desta terça-feira (11), foram apreendidas 230 armas ilegais, recuperados 1.420 veículos e desarticuladas 59 bandos criminosos”, pontualizou.

O Plano Patria Segura foi incentivado pelo líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez e o presidente Nicolás Maduro se encarregou de reforçá-lo nos marcos do Governo de Rua que até o momento se constituiu em 14 estados.

Este projeto de segurança, que promove a cultura de paz, a luta contra a geração de violência e a falta de convivência nas comunidades, se implementou em diversos estado e na Grande Caracas e contempla a mobilização e participação da Força Armada Nacional Bolivariana.

Fonte: AVN
Colaborou Max Altman