Publicado 13/06/2013 11:07 | Editado 04/03/2020 17:07

O Encontro objetivou discutir os desafios que se apresentam para o fortalecimento da sigla, a preparação partidária para o embate eleitoral no Rio Grande do Norte em 2014 e sua estruturação durante o processo de conferências que acontecerão neste ano em todas as regiões do Estado.
No processo de mobilização das Conferências Municipais, o PCdoB buscará discutir a política do partido e organizar sua militância em torno do fortalecimento partidário e da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de um projeto nacional afirmativo.
A discussão contou com a participação do membro do Comitê Central e presidente do Partido no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), do presidente estadual do PCdoB/RN, Antenor Roberto, da vice-presidente estadual da sigla, Fátima Viana, do membro do Comitê Central, Divanilton Pereira, do vereador em Natal, George Câmara, além de dirigentes municipais e estaduais.
Cenário Político Nacional
Na abertura dos debates, Carlos Augusto Diógenes destacou o cenário político em que acontecerá o 13º Congresso do Partido, com o agravamento da crise do capitalismo e a transição para uma nova geopolítica.

Para Carlos Augusto, a avaliação sobre os 10 anos do período liderado por Lula e Dilma estará no centro das discussões do Congresso do PCdoB, que fará um balanço dos governos e da contribuição dos comunistas na condução dos destinos do país, assim como nas lutas sociais que ocorreram neste período. “Os comunistas consideram que o Brasil precisa seguir determinado no sentido de avançar ainda mais nas mudanças de modo a impulsionar um desenvolvimento consistente e sustentável, capaz de gerar bem estar para o conjunto da população”, defende.
O dirigente comunista fez uma exposição sobre o quadro político nacional e destacou a importância da construção das condições que permitam a conquista de um significativo crescimento do Partido no Estado, destacando a necessidade da militância empreender esforço em trazer para a sigla novos filiados e formar novas lideranças entre seus quadros. Dentro desse esforço se insere, ainda, o fortalecimento dos movimentos sociais, com investimento na formação de novas lideranças.
Projeto eleitoral no Estado
Analisando o quadro político do Rio Grande do Norte, o presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, membro também do Comitê Central, apresentou um panorama político-eleitoral para 2014, e fez uma avaliação do papel do PCdoB no novo jogo político no Estado, destacando a necessidade em centralizar a ação do partido em bases democráticas e atualizar a proposta para intervenção política do Partido para atuar de modo mais consciente nas eleições de 2014.
Desafios para o PCdoB/RN
Para o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, “é necessário, desde já, construir as eleições de 2014, com a definição de um plano estratégico de consolidação e aumento da representatividade partidária”.
Intervenções
As diversas intervenções realizadas durante os debates destacaram a necessidade em fortalecer e ampliar a atuação do Partido em todo o estado, desenvolver uma ampla campanha de filiação e formação política de novas lideranças, ampliar a atuação nos movimentos sociais, e reforçar os instrumentos de divulgação.
De Natal, Jana Sá