Pró-DF garantem criação de mais de mil empregos

A criação de mais 1.039 postos de trabalho foi garantida ontem com a entrega de atestados para 31 empresários, de vários setores econômicos, que comprovaram o cumprimento das metas estabelecidas pelo Pró-DF II – programa que prevê descontos e concessões de terrenos a empresas.

“Nesse momento estamos garantindo que, com transparência, 1.039 famílias do DF tenham acesso a empregos e tenham seus direitos reconhecidos. O atestado dá certeza que eles (os empresários) cumpriram com todos os passos regidos pela lei”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Gutemberg Uchôa.

Com o Pró-DF, as empresas cadastradas comprovaram a capacidade de geração de emprego, gestão, investimento e, em contrapartida, o GDF oferece a concessão do terreno com descontos de até 80%, com carência de cinco anos para o pagamento, além de incentivos fiscais.

“A nossa intenção é fortalecer as empresas e proporcionar os meios necessários para o fomento das atividades produtivas, a fim de aumentar a competitividade do mercado, gerar empregos e desenvolvimento no DF”, afirmou o governador Agnelo Queiroz durante a cerimônia de entrega dos atestados.

Para o presidente do Serviço Social da Indústria de Construção Civil (Seconvi), Higino Amaral, um dos beneficiados com o atestado, o Pró-DF contribui para as empresas proverem, com qualidade e segurança, o serviço.

“Para se ter uma ideia, no local que recebemos o certificado, iremos fazer, por ano, cerca de 40 mil atendimentos odontológicos aos trabalhadores da construção civil, e 20 mil atendimentos médicos, e o atestado aprova esse serviço”, explicou o presidente.

A etapa final do processo será a entrega da escritura definitiva do terreno onde as empresas estão instaladas, feita pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

MUTIRÃO –

Os técnicos da SDE realizam um mutirão em todas as etapas do programa, do cadastro da empresa interessada até a cessão final do atestado, com o objetivo de acelerar a avaliação dos processos; estabelecer metas bimestrais de atendimento; e usar transparência na liberação dos benefícios.

“Nossa proposta é acelerar o processo e desburocratizar a abertura das empresas. Em Brasília, já conseguimos reduzir para até 24 horas a abertura delas”, informou o governador, ao falar do Projeto Integrar, instalado no ano passado pela atual gestão.

O mutirão realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico permite melhorar o atendimento ao empresário e fortalece o setor de vistoria e fiscalização – com isso, a secretaria conseguiu localizar e recuperar terrenos utilizados de forma irregular, inclusive revendidos ou alugados.