Começa a distribuição de milho para o Interior do Ceará

Trinta mil toneladas de milho já estão no Porto do Pecém prontas para serem distribuídas para o Interior do Ceará. Nesta quinta-feira (13), o governador Cid Gomes visitou os armazéns montados no Porto para a distribuição do milho. Na ocasião, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou o termo de doação de milho para o Estado do Ceará.

O governador Cid Gomes destacou que o Estado do Ceará não tem medido esforços para viabilizar a alimentação para o rebanho e as ações para garantir a convivência com a estiagem. "Agora precisamos investir na produção de forragem para garantir alimento para o gado, valorizando também a nossa agricultura familiar". Cid Gomes destacou também que a logística montada pelo Estado do Ceará para distribuir o milho vai servir como referência para outros estados que estão com dificuldade de alimentação para o rebanho.

O secretário executivo do Mapa, Gerardo Fonteles, ressaltou que a quantidade que chegou ao Ceará vai atender aos produtores rurais até o final de julho. "A cada 60 dias, mais 60 mil toneladas serão enviadas para o Estado do Ceará", afirmou. Desde o início do ano, chegaram ao Ceará 40 mil toneladas de milho pela via terrestre, segundo o presidente nacional da Conab, Rubens rodrigues dos Santos, outras 24,7 mil já estão a caminho do Ceará.

"A logística já está montada para que o milho chegue ao Interior, agora contamos com o apoio das Prefeituras Municipais para que este milho chegue o quanto antes aos agricultores", afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, (Ematerce) e as Centrais de Abastecimento (Ceasa) estão com equipes trabalhando na logística de ensacamento e distribuição.

Também participaram do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, os deputados estaduais Nenen Coelho e Edísio Pacheco, os deputados federais Edson Silva, José Arnon Bezerra e José Guimarães, o presidente da Faec, Flávio Saboya, o presidente da Fetraece, Moisés Braz.

Fonte: Governo do Estado