Eleições no Irã têm início nesta sexta com ampla participação

Os colégios eleitorais do Irã foram abertos nesta sexta-feira (14) para a celebração da 11ª rodada das eleições presidenciais e a quarta rodada das municipais, às que comparecem cerca de 50,5 milhões de iranianos, que votarão por seus candidatos para um período de quatro anos de governo.

A abertura dos mais de 66 mil centros eleitorais em todo o país foi conduzida pelo ministro do Interior, Mustafá Mohamad Nayar, às 08h00, hora local (03h30 GMT), e ficarão abertos por 10 horas, período que pode ser ampliado, se necessário.

Leia também:
O Irã e suas eleições presidenciais
Eleições no Irã serão livres da pressão ocidental

Os iranianos residentes no exterior também votarão nas 285 mesas eleitorais internacionais. Segundo um anúncio do Ministério do Interior, cerca de 50.283.192 pessoas têm direito a votar, e 1,36 milhão exercerá seu direito pela primeira vez.

12 mil representantes dos candidatos presidenciais e de conselhos municipais urbanos e rurais estão monitorando o processo eleitoral, assim como o próprio Ministério do Interior, que afirma que as eleições estão sendo realizadas de acordo com o sistema eleitoral constitucional, mas que tomará medidas imediatas para investigar qualquer suspeita de violação da lei.

As estimativas são de que mais de 60% dos iranianos convocados à votação comparecerão às urnas. O processo de contagem dos votos será iniciado assim que encerradas as urnas, para garantir a precisão e a transparência.

Além disso, as eleições também são marcadas pela participação das minorias religiosas do país, que junto aos compatriotas muçulmanos, dirigem-se às urnas para eleger o futuro presidente do país.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho