EUA darão explicações à UE sobre programa de espionagem

Os Estados Unidos aceitaram dar "explicações e esclarecimentos", como pedidos pela União Europeia (UE) sobre as operações de espionagem que seus órgãos de inteligência conduzem, através de dados captados na Internet, informaram nesta sexta-feira (14) emissoras europeias. Washington oferecerá garantias de proteção aos cidadãos da UE, declarou a comissária europeia de Assuntos Domésticos, Cecilia Malmstrofu, em uma coletiva de imprensa.

Espionagem nos EUA - The Guardian

De acordo com o ex-funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA) Eduard Snowden, o programa Prism de coleta de dados virtuais permitia ao Birô Federal de Investigação (FBI) e à Agência Nacional de Segurança (NSA) acessar os servidores de grandes companhias da Internet.

O FBI e a ANS contaram com dados de primeira mão de servidores do Google, Facebook, Yahoo, Skype, Microsoft e Apple, entre outros, sobre chamadas telefônicas e comunicações de cidadãos, que compartilhavam com órgãos de inteligência europeus, afirma Snowden.

Leia também:
Agência dos EUA admite espionagem cibernética de civis
UE pede explicação aos EUA sobre espionagem; FBI defende programa

Para Malmstrofu, deve existir um equilíbrio entre a luta contra o terrorismo e o respeito à vida privada dos cidadãos.

Já a imprensa irlandesa recordou que o Serviço de Recopilação de Dados britânico (GCHQ) recebia desde junho de 2010 informações facilitadas pela CIA e outras agências de inteligência norte-americanas.

O ministro estadunidense de Justiça Eric Holder declarou, no entanto, que os responsáveis pelas "infiltrações terão que render conta", em clara alusão a Snwoden, que evitou falar das consequências legais da violação da privacidade cidadã.

Malmstrofu e a comissária europeia de Justiça, Viviane Reding, opinam que o funcionamento do Prism deverá contar com a devida autorização da justiça e só poderá ser empregado em casos de operações contra o terrorismo ou a criminalidade.

Os comissários da UE expressaram sérias preocupações aos Estados Unidos em matéria de respeito aos direitos humanos dos europeus e exigiram à Casa Branca explicar o objetivo e magnitude do citado programa, destaca a imprensa local.

Com Prensa Latina